Viral

Foto viral de criança chorando em aula on-line expõe desafios da pandemia

Imagem feita por uma mãe viralizou na internet e evidencia o sofrimento de pais, alunos e educadores em meio ao isolamento social

Por Metrópoles 23/09/2020 09h09 - Atualizado em 23/09/2020 09h09
Foto viral de criança chorando em aula on-line expõe desafios da pandemia
Foto viral de criança chorando em aula on-line expõe desafios da pandemia - Foto: Reprodução Redes Sociais

O filho da norte-americana Jana Coombs voltou às aulas on-line na semana passada e uma foto do momento, compartilhada por ela na internet, expôs a dura realidade de alunos, pais e educadores em todo mundo durante o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus.

Na imagem, o garoto de apenas 5 anos, aparece secando as lágrimas com a camiseta que usava durante o aprendizado virtual promovida pelo jardim de infância de uma escola em Coweta County, na Geórgia.

Em entrevista à rede de televisão WXIA, afiliada da CNN, a mãe relatou que o garotinho estava tão frustrado com a aula à distância que abaixou a cabeça e começou a chorar. As aulas haviam voltado a serem presenciais, mas a escola optou por retomar o modelo on-line, para evitar novas contaminações.

Jana Coombs viu a cena e resolveu tirar uma foto, que foi compartilhada nas redes sociais em 17 de agosto. “Tirei a foto porque queria que as pessoas vissem a realidade“, comentou a mãe, que relatou que o pequeno correu até ela depois. “Nos abraçamos e comecei a chorar com ele”, lamentou.

Assim como no Brasil, pais, alunos e profissionais de educação nos Estados Unidos seguem em um impasse sobre o retorno das aulas presenciais. A maioria dos sistemas escolares do país decidiu seguir com o ano letivo totalmente on-line, mas alguns já receberam os alunos nas estruturas físicas. Outras fazem uma mistura dos dois métodos de ensino.

Sofrimento geral

Alguns estudos começam a relatar o impacto dessa nova realidade. De um lado há a preocupação em colocar as crianças dentro de um ambiente de aglomeração, mesmo que obedecendo às regras de distanciamento social, e fazer com que o vírus se espalhe.

Uma pesquisa publicada este mês pela Associação Americana de Pediatria e pela Associação de Hospitais Infantis, mostrou exatamente que crianças podem contrair e espalhar o coronavírus com facilidade.

Do outro lado ficam as famílias que trabalham e que precisam se desdobrar para acompanhar os filhos nas aulas, principalmente no ensino fundamental, e as crianças, que sofrem por não poderem socializar e ter a experiência prática.

Mesmo que agradecida pelo empenho da escola, Jana Coombs faz coro ao sufoco de centenas de milhares de adultos para ajudar as crianças. “Fazer malabarismos com uma família, ter um filho em casa, receber cinco mil e-mails por dia de todos os professores, tentando acompanhar… aplicativos diferentes, códigos diferentes, plataformas diferentes, alguns links não funcionam”, desabafou.

Covid nos EUA

O balanço mais recente aponta que os Estados Unidos têm mais de 5,9 milhões de casos de contaminação por coronavírus, que causa a Covid-19. Em todo o país, mais de 182 mil pessoas morreram da doença, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.