Cidades

[Vídeo] Terreno particular é transformado em lixão e provoca doenças nos moradores do bairro Nova Esperança

Segundo líder comunitária caminhões despejam metralha no local

Por 7Segundos 23/09/2020 08h08 - Atualizado em 23/09/2020 08h08
[Vídeo] Terreno particular é transformado em lixão e provoca doenças nos moradores do bairro Nova Esperança
Lixo acumulado gera problemas para a comunidade - Foto: Jânio Barbosa

“Aqui vivem seres humanos”, afirma a presidente da associação comunitária do bairro Nova Esperança, Ana Cláudia, ao apelar por providências a respeito de um terreno particular que foi transformado em um lixão a céu aberto. 

O local, na rua Djalma Mateus Santana, que dá acesso a AL-110, está tomado por lixo doméstico, metralha, talos de fumo e até mesmo animais mortos, provocando fedentina e a proliferação de insetos que provocam doenças nos moradores da população.

“Esta semana mesmo flagramos caminhões e reboques despejando entulhos de construção aqui no local”, afirma a líder comunitária, explicando que cerca de 80% do lixo depositado no local é trazido de outras localidades. “Nós estamos clamando por socorro porque esse problema já está afetando a nossa saúde”, disse.



Ana Cláudia assumiu a presidência da associação comunitária em janeiro deste ano e, desde então, vem tentando resolver a situação. Ela contou que protocolou ofícios junto à prefeitura, inclusive com a assinatura da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), pedindo a limpeza do terreno, mas nunca obteve resposta. Ela espera que a atual gestão aja diferente e aguarda reunião com a Secretaria de Serviços Públicos.

A líder comunitária afirma que chegou a fazer contato com o proprietário do terreno, que manifestou descontentamento com as sucessivas invasões e despejo de lixo no local. De acordo com Ana Cláudia, ele teria se comprometido, após de a prefeitura retirar todo o lixo do local, em cercar o terreno e até mesmo contratar um vigia para impedir as invasões.

Veja vídeo