Covid -19

Saiba quais são os assentos mais seguros para evitar o coronavírus no avião

Segundo pesquisa norte-americana, existem locais da aeronave onde a probabilidade de contágio é menor

Por Metrópoles 18/09/2020 10h10
Saiba quais são os assentos mais seguros para evitar o coronavírus no avião
Avião Azul - Foto: Reprodução

Antes da pandemia da Covid-19, os passageiros escolhiam seus assentos no avião de acordo com suas preferências e necessidades pessoais. Aqueles que gostam de apreciar a vista e descansar durante o trajeto, por exemplo, nem titubeavam ao eleger a poltrona da janela. Já os mais espaçosos e inquietos optavam, sempre, por um lugar próximo ao corredor. Agora, outro fator tem sido levado em consideração e até superado todos os demais: a segurança em relação à Covid-19.

Mas, afinal, existem mesmo assentos mais seguros para evitar essa e outras doenças contagiosas? Um estudo de 2018 da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, garante que sim. Segundo a pesquisa, uma das maneiras de resguardar a saúde durante um voo é reservar uma poltrona na janela. Longe do corredor, o passageiro tem cinco vezes menos encontros com outras pessoas, o que diminui as chances de contato com alguém infectado. Caso o viajante precise ocupar um lugar no corredor, a recomendação é que seja longe do banheiro, local onde os passageiros mais se aglomeram.

A infectologista e gerente médica da Sharecare, Jane Teixeira, afirma que o assento da janela é mesmo o mais seguro. Ela ressalta, porém, que viagens de avião no geral são consideradas arriscadas em meio a uma pandemia. “A orientação é: não viaje, a não ser que seja estritamente necessário”, alerta a médica.

Para pessoas que realmente precisam decolar, a especialista recomenda, além de sentar na janela, fazer check-in virtual, levar máscaras sobressalentes para troca a cada 3 horas, usar álcool em gel nas mãos constantemente e evitar tocar o rosto durante toda a viagem.