Alagoas

Agreste de Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento

Agreste Saneamento é premiada pelo Instituto Trata Brasil, ONG mais importante do segmento e que monitora qualidade do serviço no país

Por 7Segundos com Assessoria 18/09/2020 09h09
Agreste de Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento
Operação da Iguá em Alagoas atende mais de 377 mil pessoas em dez municípios do agreste - Foto: Assessoria

O agreste alagoano recebeu uma premiação nacional em saneamento. O prêmio foi concedido pelo Instituto Trata Brasil - Organização Não Governamental (ONG) mais importante do setor no país -, à Agreste Saneamento, pelo projeto de abastecimento de água executado em dez municípios da região. A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes.

A premiação foi celebrada nesta quinta-feira (17) em um evento online promovido pelo Trata Brasil, que contou com a participação da diretora geral da Agreste, Angela Lins e com a presença de representantes dos outros municípios que apresentaram bons indicadores.

Todos os anos o Instituto Trata Brasil premia as melhores iniciativas do país em abastecimento, qualidade da água e tratamento de esgotos. A Agreste obteve o reconhecimento por meio da Parceria Público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que leva água de qualidade a mais de 377 mil alagoanos.

O Instituto Trata Brasil premia pela quinta edição cidades que instituíram o saneamento básico como política séria e de longo prazo, alcançando indicadores relevantes. Em sua versão 2020, o evento, “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Parcerias Público-Privada”, parceria com a consultoria GO Associados, trouxe oito exemplos positivos que se esforçaram e avançaram no acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

Os exemplos escolhidos foram separados por diferentes tipos de operação: operação pública municipal com Jaraguá do Sul (SC) e Brotas (SP); operação pública estadual em Campo Mourão (PR) e Fernandópolis (SP); além de operação privada em Araçatuba (SP) e Primavera do Leste (MT). Por fim, exemplos de boas parcerias público-privadas em Rio Claro (SP), e no Agreste de Alagoas.

Na avaliação de Angela Lins, o reconhecimento atesta que o compromisso assumido em 2012 pelo Grupo Iguá em Alagoas vem sendo desempenhado com proatividade, inovação e excelência. Entre os municípios premiados, o destaque dado à Agreste se dá pela união de várias iniciativas e projetos desenvolvidos.

"É muito importante este reconhecimento. Estamos muito felizes em figurar entre as empresas nacionais que desenvolvem as melhores iniciativas para garantir o bem-estar da população. Tal destaque é fruto de um trabalho árduo e comprometido de mais de 100 colaboradores locais de todos os níveis organizacionais, desde o leiturista até o técnico em manutenção, passando pela diretoria, que refletem diariamente o DNA Iguá de inovação e criatividade. Enfim, nossa gratidão se estende à Casal que atua conosco nessa parceria de sucesso", destaca a gestora.

Durante o evento, a gestora da Agreste Saneamento enfatizou a necessidade de estender iniciativas de sucesso como a de Alagoas para priorizar o saneamento básico no país.

“Para que possamos contribuir para a universalização do saneamento, temos que, acima de tudo, priorizar o saneamento. Quando trazemos esse serviço para a prioridade dos objetivos, seja em nível de município, da companhia ou da população a gente consegue planejar, unir esforços e trabalhar para levar saúde para a população. Na minha opinião, o marco do saneamento será importante e se colocarmos o saneamento básico como prioridade, vamos conseguir mudar o país e trazer um pouco mais de dignidade a uma população que já sofre tanto. ”