Arapiraca

[Vídeo] Cultura fumageira ainda é viva em Arapiraca

Conhecida como a Terra do Fumo na década de 1970, a produção caiu nos últimos anos

Por 7Segundos 12/09/2020 11h11 - Atualizado em 12/09/2020 11h11
[Vídeo] Cultura fumageira ainda é viva em Arapiraca
Produção de fumo em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

Arapiraca, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, ficou conhecida como a Terra do Fumo, isso porque na década de 1970, o "Ouro Verde", que remete as cores da folha do fumo, elevou o crescimento da cidade, que é a mais importante, economicamente, do Agreste e Sertão do Estado. Ao longo dos anos a produção caiu, mas hoje, 50 anos depois do boom econômico, em 2020, a cultura ainda vive, e resiste, em algumas famílias arapiraquenses.

 O agricultor José Cícero, que mora na Vila Canaã, aprendeu o ofício com pai. "Desde que eu era pequeno o meu pai plantava fumo de meia e me levava pequeno pra roça, com 10 anos comecei a trabalhar, meu pai está aposentado e eu estou aqui, levando a vida".

Em 2019 o volume de chuva fez com que o produto perdesse um pouco a qualidade, já em 2020 a expectativa dos agricultores é que a safra seja de uma qualidade superior.

O que também ainda é vivo na cultura são as destaladeiras de fumo, como a agricultura Josenete Souza, que mora na Vila Capim. Ela conta que começou a trabalhar na roça desde os sete anos de idade, e é muito feliz. "Essa é a nossa cultura de Arapiraca e a gente tem que está destalando fumo para comprar de um a tudo, e ser feliz, eu sou muito feliz com a nossa cultura que é o sustenta da família".

A mãe de Josenete, Edite Souza, oje aposentada, mas ainda destala o fumo como uma forma de passatempo. Ela relembra os anos dourados das colheitas, as noites destalando fumo, ao som de cantigas. "As lembranças são muito boas, era só divertimento, da gente destalando fumo, plantando e cantando".

Dona Edite presenteou a reportagem do 7Segundos com uma dessas canções. Veja o vídeo: