Política

Lúcia Cajueiro admite: "Não vou dizer que não houve mágoa", sobre Fabiana Pessoa

Em entrevista, ela relata que pressão para assumir o governo levou Rogério Teófilo a decidir pela interrupção de tratamento

Por 7Segundos 11/09/2020 12h12
Lúcia Cajueiro admite: 'Não vou dizer que não houve mágoa', sobre Fabiana Pessoa
Lúcia Cajueiro e Rogério Teófilo durante solenidade em Arapiraca - Foto: Arquivo

A médica Lúcia Cajueiro, viúva de Rogério Teófilo falou publicamente pela primeira vez sobre os problemas de saúde enfrentados pelo prefeito, falecido no mês passado, durante o mandato. Em entrevista ao radialista José Rocha na rádio Novo Nordeste, ela relatou que Rogério Teófilo teria abreviado o tratamento da pneumonia com derrame pleural devido a pressão feita pela família Pessoa para que a vice-prefeita, Fabiana Pessoa, assumisse o mandato. Ela também admitiu sentir mágoa por conta disso.

"Não vou dizer que não houve mágoa, que não houve um sofrimento nosso por tudo que aconteceu", afirmou Lúcia Cajueiro, quando indagada se compareceria a alguma inauguração de obra executada por Rogério Teófilo, caso fosse convidada. Apesar do ressentimento, ela respondeu que aceitaria o convite e que gostaria de ter a oportunidade de falar. "Quero falar para a população de Arapiraca sobre o amor que ele tinha por essa terra, sobre tudo que ele fez por ela, priorizando sempre Arapiraca em detrimento dele próprio", declarou.

A médica conta que após o diagnóstico de câncer no pâncreas em junho do ano passado, passou muitos meses fazendo quimioterapia e conciliando o tratamento agressivo com o trabalho na prefeitura. "Os médicos disseram que a cura do câncer pode ter ocorrido por essa vontade forte dele de trabalhar, porque a pessoa que toma uma químio e passa o dia inteiro e até tarde da noite trabalhando era incrível, ninguém acreditava", relatou. No início de 2020, o exame que atestou a cura do câncer chegou a ser enviado para São Paulo, para a confirmação por especialistas.

"Só que ele tinha adquirido imunodeficiência por conta da quimioterapia. Ele não podia gripar, não podia ficar doente e a gente tinha o maior cuidado para que o sistema imune dele voltasse ao normal. Mas ele foi a campo algumas vezes, fazer visitas a obras. Não tinha jeito, era teimoso e continuava trabalhando, e a gente acabava permitindo. Aí ele teve uma febre e foi internado. Num primeiro momento pensamos que era Covid e sabíamos que, se fosse, talvez ele não tivesse chance por conta da imunodeficiência. Mas o que ele teve foi uma pneumonia com derrame pleural. Estava fazendo o tratamento e quanto já estava finalizando, teve que voltar para assumir a prefeitura. Não teve jeito de a gente segurar ele no tratamento quando soube que ela [Fabiana Pessoa] estava reivindicando o governo", conta a viúva.

Moacir Teófilo Neto, filho do prefeito, contou que a família em várias ocasiões tentou convencer Rogério Teófilo de focar na recuperação de sua saúde. "Mas ele respondia: ´o que me mantém vivo é trabalhar e fazer o que eu gosto, não tire isso de mim´. Eu como filho não poderia deixar de apoiá-lo. Ele tinha um amor muito grande por Arapiraca", admitiu.

Com a decisão de interromper o tratamento de pneumonia, Rogério Teófilo teria voltado ao ritmo intenso de trabalho, fazendo com que ele tivesse uma recaída. Lúcia Cajueiro conta que após a retirada do dreno por onde recebia a medicação, o prefeito trabalhou até tarde da noite na prefeitura e no dia seguinte teve uma longa conferência com comerciantes para tratar da reabertura das lojas do Centro. "No outro dia, a febre voltou. Ele teve uma nova infecção porque a bactéria era resistente. No início ele respondeu ao novo tratamento, mas depois voltou a cansar, a piorar porque o organismo não respondeu mais àquela infecção", declarou a viúva.

Rogério Teófilo morreu aos 63 anos, na noite de 07 de Agosto de 2020, faltando quatro meses para concluir o mandato.
A vice-prefeita Fabiana Pessoa - que rompeu politicamente com Rogério no primeiro ano de mandato - que havia protocolado requerimento para assumir o mandato enquanto o prefeito ainda estava vivo - foi empossada prefeita de Arapiraca uma semana depois.