Trânsito

Categoria obtém vitória e vagas para mototaxistas são abertas em Arapiraca

Um total de mais 108 mototaxistas serão cadastrados pela SMTT

Por 7Segundos 10/09/2020 13h01
Categoria obtém vitória e vagas para mototaxistas são abertas em Arapiraca
Celiel Ferreira, representante da categoria, afirma que Arapiraca tem mais de 2 mil mototaxistas clandestinos - Foto: Jânio Barbosa/ 7Segundos

O Sindicato dos Mototaxistas comemora a abertura de 108 vagas de cadastro para trabalhar de forma regular no município de Arapiraca. A vitória era uma reivindicação antiga da categoria que espera também da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), uma fiscalização mais dura contra os clandestinos.

"Hoje temos entre dois mil e trê mil motociclistas trabalhando de maneira irregular em Arapiraca. Mas muitos deles são pessoas com emprego, são pintores, pedreiros, trabalham em posto, e até servidores públicos que nas horas vagas pegam um capacete e vão pegar passageiros. Não pessoas que têm a intenção de se legalizar como mototaxistas", declarou Celiel Ferreira, que é diretor do Sindicato dos Mototaxistas.

Do total de 108 vagas de cadastro, apenas 38 foram acrescentadas à quantidade original de mototaxistas em Arapiraca. Essas vagas foram abertas por lei aprovada na Câmara de Vereadores e correspondem ao percentual de aumento da população do município. As outras 70 vagas correspondem a mototaxistas que desistiram de exercer esse tipo de atividade ou que já morreram.

O preenchimento dessas vagas é uma reivindicação antiga do Sindicato, que chegou a acionar o Ministério Público para atuar como mediador junto à prefeitura, como medida para reduzir a clandestinidade. Em reunião ocorrida há cerca de duas semanas na SMTT, eles reivindicaram também que, após o preenchimento das vagas, a fiscalização contra os clandestinos seja endurecida.

Para obter o cadastro de mototaxista da SMTT, Celiel Ferreira afirma que a burocracia é grande e que a categoria pretende pedir uma redução na quantidade de exigências. "São duas pastas de documentos, uma com 15 documentos pessoais e municipais e outra com outro tanto de documento estaduais e federais. É muita documentação, vamos pedir para que isso seja revisto ou então seja utilizado como critério de desempate, caso o número de candidatos seja maior que o de vagas", ressaltou.