Cidades

Moradores tentam religar água no bairro Arnon de Mello e Casal chega com a polícia para impedir

Casal alega que ligações na rede de água são irregulares, mas moradores alegam que pagam conta todos os meses

Por 7Segundos 09/09/2020 12h12 - Atualizado em 11/09/2020 13h01
Moradores tentam religar água no bairro Arnon de Mello e Casal chega com a polícia para impedir
Cansados de esperar por providências, moradores foram religar água - Foto: Jânio Barbosa/ 7Segundos

A gerência da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) levou a polícia para impedir que moradores de um trecho da rua Manoel Barbosa Sobrinho, no bairro Arnon de Mello em Arapiraca, religassem suas residências à rede de distribuição de água, que foram desligadas há dez dias pela própria companhia.

"Eles alegam que essas ligações são irregulares, mas a conta de água chega todos os meses, às vezes até alta demais, como numa época que chegou uma conta de R$ 700 na minha casa para eu pagar", declarou o morador Cícero Adriano, que junto com os vizinhos se mobilizaram para fazer o serviço de religação na manhã desta quarta-feira (09).

O morador explica que a água chega ao bairro Arnon de Mello e segue para uma caixa de distribuição e, de lá, para todas as residências da região. No entanto, na parte alta da rua Manoel Barbosa Sobrinho, conhecida também como rua Pau d'Arco, geralmente falta pressão para a água chegar às residências e com isso, a falta de água é constante.

A Casal, no entanto, alega que as ligações 'a rede de distribuição feitas pelos moradores da parte alta da rua são "inadequadas" e que, por conta delas, a caixa de distribuição do bairro não estaria conseguindo levar água a todas as residências, conforme documento apresentado pelo próprio Cícero Adriano à reportagem.


Dez dias atrás, por força de uma ordem judicial, a Casal desfez a ligação das residências desse trecho da rua, mas de acordo com os moradores não executou nenhuma solução para abastecer a parte alta e, sem outra opção para ter água em casa, decidiram fazer a religação à rede.

Quando a Casal chegou ao local, os moradores se sentiram intimidados, mas acabaram fazendo um acordo com a gerência da companhia. Uma reunião entre eles e um grupo de moradores foi marcada para a quinta (10), às 9h na sede da Casal no município. Os gerentes também se comprometeram em manter as residências abastecidas com carros-pipa.

"Estamos confiando na fala deles e esperamos que o problema seja resolvido", declarou Cícero Adriano.

A assessoria de comunicação da Casal entrou em contato com o 7Segundos e, sob a alegação de que apenas a versão dos moradores está publicada na matéria, reivindicou a publicação de nota como direito de resposta. O texto está publicado, na íntegra, abaixo. A reportagem em nenhum momento teve ou tem qualquer intenção de prejudicar a imagem da Casal. No entanto, reforça que a versão da Companhia para o problema está, SIM, contemplada na matéria e agora está grifada em negrito, para facilitar a visualização.

Confira abaixo o direito de resposta.

Após ameaça, profissionais da Casal chamam a Polícia e desfazem ligações clandestinas

Profissionais que flagraram ligações clandestinas foram ameaçados por moradores, por isso chamaram a Polícia para garantir a segurança durante a realização do trabalho

Profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que foram à Rua Manoel Barbosa Sobrinho, no bairro Ares da Serra, em Arapiraca, para desfazer ligações clandestinas de água, na última quarta-feira (9), foram ameaçados por moradores. Por isso, deixaram o local, chamaram a Polícia e voltaram para continuar o trabalho, essencial para garantir o retorno do abastecimento da região à normalidade.

Os técnicos da Companhia identificaram que algumas residências estavam interligadas à adutora de recalque, ou seja, que alimenta o reservatório da localidade, e que não pode, de forma alguma, ser perfurada. Essa adutora abastece o reservatório e, dele, a água sai pela rede de distribuição para atender à comunidade. Quando essa adutora é violada, chega menos água ao reservatório e, consequentemente, haverá menos pressão na rede de distribuição, prejudicando o abastecimento de todas as residências.
Ao todo, foram identificadas 16 ligações domiciliares nessa condição, as quais, mesmo com hidrômetro, estavam interligadas indevidamente a essa adutora, e não à rede de distribuição regular.

A Casal ressalta que está realizando ações de curto e médio prazos para que possa restabelecer o equilíbrio do abastecimento no bairro. Além do combate a ligações clandestinas e retirada de vazamentos, segue em andamento uma obra com investimento aproximado, em recursos próprios da Companhia, de R$ 12 milhões.

Trata-se da implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMC’s), das Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP’s) e de novas adutoras e anéis de distribuição. Toda essa estrutura, quando finalizada, vai garantir melhor equilíbrio da pressão da água na rede, fazendo com que o líquido chegue de forma mais regular a todos os imóveis, principalmente aos que hoje possuem o abastecimento com intermitências. Além disso, com o controle da pressão, surgirão menos vazamentos, havendo redução de perdas e menos custos com produtos químicos e energia elétrica. O benefício, portanto, será para todos os cerca de 230 mil moradores de Arapiraca.

A Casal lembra aos moradores que em caso de vazamentos, falta de água ou denúncias sobre consumo clandestino, eles podem ligar para o seu Call Center, cujo número é o 0800 082 0195, encaminhar mensagem de texto para o WhatsApp, de número 98139-9892, enviar mensagem via e-mail para o [email protected] ou acessar o site www.casal.al.gov.br e clicar no ícone “Fale com a Sane”.

Atenciosamente,

Diego Barros
Assessor de Comunicação da Casal
Maceió, 11 de setembro de 2020