Cidades

[Vídeo] Equatorial investiga denúncia de furto de energia no almoxarifado da prefeitura de Arapiraca

Companhia confirma que equipe será enviada para inspecionar o local

Por 7Segundos 04/09/2020 17h05 - Atualizado em 04/09/2020 18h06
[Vídeo] Equatorial investiga denúncia de furto de energia no almoxarifado da prefeitura de Arapiraca
Caso seja confirmada a ligação clandestina, Equatorial vai denunciar galpão da prefeitura de Arapiraca à polícia - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

A Equatorial vai investigar denúncia de ligação clandestina de energia em um galpão localizado no Distrito Industrial que funciona como Almoxarifado da prefeitura de Arapiraca, onde ficam armazenados os insumos adquiridos pelo município para o enfrentamento à pandemia. De acordo com informações, teria sido feita uma ligação clandestina na rede elétrica interna do imóvel.

“Não está acontecendo uma fraude no medidor de energia, que é aquilo que a gente qualifica como ‘gato’. Neste caso, é realmente furto de energia, por meio de uma ligação clandestina”, afirmou um profissional ouvido pelo 7Segundos.


Conforme a denúncia, o equipamento metálico que se observa no poste é um medidor remoto, que tem a função de monitorar à distância o consumo de energia, quando o imóvel dispõe de um transformador próprio, que não é caso do depósito da prefeitura. O medidor, portanto, não tem função, e o fio - mais grosso que os demais - e segue até o interior do muro, estaria ligado à rede de baixa tensão. Com isso, a energia que chega ao poste passa direto para o imóvel e não é contabilizada no medidor tradicional, ou relógio de luz, que existe no local.

A Equatorial informou, por meio de nota, que a denúncia será apurada por uma equipe especializada que será enviada ao local para fazer uma inspeção. A empresa informa em nota (leia na íntegra ao final da matéria), que as conclusões da inspeção serão encaminhadas para autoridade policial e que o furto de energia é crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca na tarde desta sexta-feira (04), que informou, por meio de nota, "que ficou surpresa ao receber a informação sobre um suposto desvio ilegal de energia elétrica num dos prédios de sua responsabilidade, localizado no Distrito Industrial. A gestão municipal, por sua vez, lamenta e repudia esse tipo “gambiarra criminosa”, principalmente quando se trata de prédios ou órgãos públicos". A nota diz ainda que a "prefeita garante ainda que irá combater todo e qualquer ato que desabone a gestão pública, inclusive punindo os responsáveis" (leia a nota na íntegra abaixo).

EQUATORIAL - Nota de esclarecimento: denúncia de furto de energia


Sobre a denúncia de furto de energia em um galpão localizado no Distrito Industrial, em Arapiraca, a Equatorial Energia Alagoas informa que uma equipe técnica especializada será enviada até o local para realizar inspeção. As informações coletadas serão repassadas para as autoridades policiais para investigação.

Além de crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região. Os clientes regulares também podem sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia, pois os desvios de energia utilizam uma demanda não informada a concessionária.

As ligações irregulares ainda põem em risco a segurança da população, já que as instalações elétricas em situações de desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas na Central de Atendimento da Equatorial através do telefone 0800 082 0196 ou no site da empresa. Não há necessidade de se identificar. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

PREFEITURA DE ARAPIRACA - NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Arapiraca esclarece que ficou surpresa ao receber a informação sobre um suposto desvio ilegal de energia elétrica num dos prédios de sua responsabilidade, localizado no Distrito Industrial.

A gestão municipal, por sua vez, lamenta e repudia esse tipo “gambiarra criminosa”, principalmente quando se trata de prédios ou órgãos públicos.

Diante do constrangimento, a gestão tomará as providências cabíveis, pedindo esclarecimentos ao gestor do prédio à época, visto que a ligação clandestina não foi solicitada ou autorizada pela atual gestão.

Com apenas 25 dias no mandato, a prefeita Fabiana Pessoa vem trabalhando diuturnamente no sentido de destravar contratos, reiniciar obras paralisadas e acelerar o desenvolvimento da segunda maior cidade do Estado.

A prefeita garante ainda que irá combater todo e qualquer ato que desabone a gestão pública, inclusive punindo os responsáveis.