Polícia

[Vídeo] PF encontra ambulâncias da prefeitura de Estrela de Alagoas na casa de Ângela Garrote

Deputada afirma que ambulância fica lá porque não cabe em garagem da Secretaria de Saúde

Por 7Segundos 03/09/2020 15h03
[Vídeo] PF encontra ambulâncias da prefeitura de Estrela de Alagoas na casa de Ângela Garrote
Mandados foram cumpridos na prefeitura de Estrela de Alagoas e na casa da deputada Ângela Garrote - Foto: Ascom PF

Durante o cumprimento de mandados judiciais da Operação Aurantium, que investiga supostos desvio de recursos federais na prefeitura de Estrela de Alagoas, duas ambulâncias do município foram encontradas na garagem da residência da deputada estadual, Ângela Garrote. Conforme vídeo divulgado pela assessoria da Polícia Federal, o local onde os veículos de uso público foram encontrados é um dos alvos de mandado da operação.

Nas imagens, possivelmente gravadas por um agente da PF, é possível ver duas ambulâncias. Uma delas é uma Fiorino branca, de placa ORE-9172, que está com os pneus baixos e não traz nenhuma plotagem. Mesmo assim, é possível ver a inscrição “Estrela para todos”. A outra ambulância aparenta não ter nenhuma avaria. Ela tem placa QLL-1573 e traz inscrições informando que o veículo foi doado pelo governo do Estado e que presta serviço ao Sistema Único de Saúde.

O vídeo não informa que a residência pertence a Ângela Garrote, mas pelas imagens moradores da região confirmaram que a garagem onde o vídeo foi gravado pertence à residência da deputada.




Por telefone, Ângela Garrote confirmou que a ambulância doada pelo governo estadual fica guardada na garagem de sua residência. No início da tarde, ao sair de reunião na Assembleia Legislativa, a deputada - mãe de Arlindo Garrote, que renunciou ao cargo de prefeito de Estrela de Alagoas há duas semanas - informou que não está a par da operação policial deflagrada no município, mas falou sobre a ambulância.

“Estou em Maceió e é do meu conhecimento que tem uma ambulância grande estacionada na minha casa. Ela serve para levar os pacientes para fora e fica guardada lá porque não entra na garagem da Saúde. Para não ficar na rua, então é guardada lá. Se tem também uma ambulância pequena, não estou sabendo. Só se o motorista chegou muito tarde e deixou lá”, declarou para a redação do 7Segundos.

A deputada afirmou também que apesar de não estar informada sobre o teor das investigações da Polícia Federal que resultaram na operação deflagrada nesta quinta (03), o ex-prefeito Arlindo Garrote irá se pronunciar sobre o caso, assim que tiver conhecimento sobre a investigação.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta (03), a Operação Aurantium - “laranja amarga”, em português - que investiga um suposto desvio de aproximadamente R$ 30 milhões em recursos federais da Educação, no município de Estrela de Alagoas. Os desvios teriam sido registrados entre 2013 a 2020 e aconteceriam por meio de fraudes em procedimentos licitatórios e emissão de notas fiscais fraudulentas, com o intuito de justificar os recursos desviados com a locação de veículos e de máquinas pesadas.

A operação foi deflagrada para cumprir 35 mandados judiciais não só em Estrela de Alagoas, mas também nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Feira Grande, Coqueiro Seco, Tanque d’Arca, Colônia de Leopoldina e Barra de São Miguel, que teriam como alvo os emissores de notas frias.

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Federal não divulgou balanço e não confirmou se houveram prisões efetuadas.