Cidades

[Vídeo] Moradores de ruas sem pavimentação vivem em meio a buracos e lama na periferia de Arapiraca

Parte das ruas do bairro não foram pavimentadas e população vive em condições precárias

Por 7Segundos 03/09/2020 13h01 - Atualizado em 03/09/2020 13h01
[Vídeo] Moradores de ruas sem pavimentação vivem em meio a buracos e lama na periferia de Arapiraca
Rua Miguel Tertuliano teve o começo e o fim calçados, mas obra paralisou no meio, faltando cerca de 300 metros - Foto: Janio Barbosa/ 7Segundos

O inverno atípico de 2020, com mais chuvas que o normal, virou um pesadelo para moradores de várias ruas do bairro Zélia Barbosa Rocha. Apesar de parte da região ter sido calçada, boa parte da população vive em condições precárias devido a falta de pavimentação e drenagem. Crateras se formaram nas ruas Julieta Vieira de Lima e Maria Quitéria dos Santos, que dá acesso a rua Miguel Tertuliano, conhecida também como “Avenida da Unimed”, cuja obra de pavimentação está paralisada.

“Começaram a obra do lado direito e depois do lado esquerdo, só que antes de se encontrarem no meio, foram paradas. Faltam apenas 300 metros para a conclusão da obra na avenida, que é muito movimentada. Inclusive na área que falta pavimentar, estão construindo o galpão da Apae, é uma obra grande, com muito movimento no local”, informa Clóvis Prata.

Ele é morador do Loteamento Porto Seguro e a rua onde fica a casa dele, a José de Anchieta, também não foi contemplada pelas obras de pavimentação. “É um problema sério e de vários anos. Atinge não só as pessoas que moram no bairro como também quem transita por aqui”, afirma, ressaltando que a rua que dá acesso ao loteamento também é acesso para o conjunto Brisa do Lago.

A reportagem percorreu trecho de duas ruas do bairro, a Maria Quitéria dos Santos, e a Julieta Vieira de Lima, que estão entre as mais precárias do bairro Zélia Barbosa Rocha e confirmou as informações repassadas por Clóvis Prata.

“Tem ruas que as crateras que se formaram são tão grandes que os canos azuis da Casal já estão aparecendo. Qualquer coisa, eles podem estourar e aí a situação vai ser ainda pior. Se o carro cair em um desses buracos, só consegue sair se for guinchado. Em outros pontos, os carros são obrigados a andar em zigue-zague, desviando das crateras”, declarou, se referindo a rua Maria Quitéria.

Para conseguir guardar os carros na garagem, alguns dos moradores da rua Julieta Vieira chegaram até mesmo a jogar metralha na frente de casa, para tentar conter a erosão.

O 7Segundos teve acesso a informações repassadas pelo secretário municipal de Infraestrutura, Várany Keltony a um grupo de moradores do bairro Zélia Barbosa Rocha nesta terça-feira, em um grupo numa rede social. Segundo ele, as obras no bairro devem ser retomadas em breve, incluindo a rua Pedro Álvares Cabral. Segundo ele, está sendo regularizado o contrato com a empresa responsável pela obra e uma resposta de Brasília está sendo aguardada.

Veja também