Cidades

Sem ar-condicionado, sem vacina e com vazamento, UBS Bananeira é reaberta após 9 meses de reforma

Unidade que estava em obras voltou a funcionar, mas com vários problemas

Por 7Segundos 31/08/2020 12h12 - Atualizado em 31/08/2020 13h01
Sem ar-condicionado, sem vacina e com vazamento, UBS Bananeira é reaberta após 9 meses de reforma
UBS Bananeira foi reaberta ao público após nove meses fechada e passar por reforma - Foto: Janio Barbosa/ 7Segundos

A reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Bananeira ocorrida na manhã desta segunda-feira (31), deveria trazer alívio para os moradores da comunidade. Mas foi só abrir as portas, às 7h30, que usuários perceberam problemas visíveis. Não há vacinas, nem ar-condicionado na unidade. Não foi colocada proteção acrílica na recepção para dar mais segurança aos trabalhadores e um vazamento inundou o consultório médico.

“A impressão que a gente tem é que a unidade foi aberta na marra, porque se já estava fechada a tanto tempo, porque não resolveram logo esses problemas antes de abrir. Umas semanas a mais ou a menos não faz tanta diferença assim, principalmente agora, que os casos de coronavírus estão diminuindo”, afirmou um morador da comunidade, que fez contato com o 7Segundos para denunciar o problema. “É como se diz, fizeram uma maquiagem e abriram. Só que o povo não é mais besta e agora entende tudo isso”, declarou.

Os problemas flagrantes foram admitidos pela diretora da UBS, Lidiane Barbosa, que tentou minimizar a situação. Segundo ela, o alagamento no consultório médico foi provocando pelo vazamento de uma “mangueirinha” (ouça o áudio da entrevista) e que a situação foi informada à Secretaria de Saúde, que vai acionar a construtora para resolver. A respeito da falta de ar-condicionado, cinco deles tiveram que ser devolvidos porque, durante a reforma, a construtora não previu a instalação de ar-condicionado de caixa.

“A gente tinha cinco aparelhos de ar-condicionado de janela e dois tipo split. Quando a gente foi pro Laranjal, colocamos no consultório odontológico, porque lá não tinha. E com a modernização, foi fechada todas as [aberturas para os equipamento de ar-condicionado de] janela. A gente fez ofício devolvendo os ar-condicionado de caixa e solicitando os tipo split no lugar. A prefeitura já está ciente e estamos aguardando a instalação”, afirmou Lidiane Barbosa, que a respeito das vacinas afirmou que “no mais tardar amanhã de manhã”, elas chegarão da unidade de frios.

A reforma da UBS Bananeira teve início em janeiro deste ano, mas já em dezembro foi fechada para que parte da estrutura e funcionários fossem transferidos para a UBS Laranjal, que fica a 3,5 quilômetros de distância. Com isso, a UBS do Laranjal, que atende também as comunidades de Ingazeira, Bálsamo e Lagoa Seca, passou a atender também, Bananeira, Piauí, Terra Fria e São Bernardo. Mesmo com o reforço de equipamentos e de servidores que atuam na unidade Bananeira, a estrutura física do posto do Laranjal não dava conta da quantidade de usuários. Em plena pandemia e em período de vacinação de idosos contra a gripe, muitos usuários acabavam voltando para casa sem conseguirem ser atendidos na unidade.

A inauguração da reforma estava prevista para o dia 30 de abril, mas as obras haviam sido paralisadas em decorrência da pandemia. Nesta segunda, o atendimento ao público foi retomado sem nenhuma solenidade. Em decorrência do período eleitoral, prefeitos estão impedidos de fazer inaugurações. Mesmo assim, fica claro para os moradores que a abertura do posto de saúde tem finalidade eleitoreira.

“A prefeita Fabiana Pessoa quer mostrar que em poucas semanas de governo conseguiu reabrir posto de saúde cuja obra estava atrasada, tentando se passar por boa administradora. Se isso tivesse acontecido décadas atrás, ela até podia até enganar o povo, mas hoje, não consegue mais. Quando a gente for lá e estiver passando calor, porque não tem ar-condicionado, ou quando estiver procurando uma vacina que não tem, vamos entender que mesmo sem inaugurar, ela só abriu o posto com a intenção de se beneficiar politicamente”, ressaltou.

Áudios

Lidiane Barbosa, diretora da UBS Bananeira.mp4