Viral

Motorista de ônibus ajuda passageiro cego a atravessar a rua e viraliza na web

Motorista atravessou com o homem até a frente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em São Vicente

Por G1 31/08/2020 10h10 - Atualizado em 31/08/2020 11h11
Motorista de ônibus ajuda passageiro cego a atravessar a rua e viraliza na web
Motorista de ônibus ajuda passageiro cego a atravessar a rua e viraliza na web - Foto: Reprodução Redes Sociais

O vídeo de um motorista que ajudou um passageiro cego a atravessar uma avenida em São Vicente, litoral de São Paulo, viralizou nas redes sociais. O homem, que estava com muletas, precisava ir até um ambulatório médico na cidade quando recebeu o auxílio do profissional. “O importante é fazer essas ações, mesmo que o trabalho seja estressante”, disse o motorista Givaldo da Silva, de 50 anos, ao G1 nesta segunda-feira (31).

No vídeo, que teve milhares de compartilhamentos nas redes sociais, é possível observar o motorista atravessando com o homem, na faixa de pedestres, até a frente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Toda a ação aconteceu na última sexta-feira (28) e foi registrada e narrada por um outro motorista, que elogiou a conduta do colega.

Givaldo relata que o passageiro, um homem com deficiência visual, entrou no ônibus perguntando qual era o ponto do ambulatório. O motorista conta que demorou para perceber que o rapaz era cego, já que ele utilizava duas muletas, e descobriu apenas quando ele o informou, pedindo orientação.

"Eu pedi para ele me lembrar de avisar onde era o ponto, porque as vezes esquecemos. Eu o vi perguntando para as outras pessoas, e ninguém respondia ele. Vi que faltavam alguns pontos e perguntei se ele precisava atravessar. Parei antes da faixa e fiz essa ação", relembra o motorista.

Ele conta que, como o passageiro estava com as muletas e os óculos escuros, as pessoas não percebiam sua condição, e por isso ele decidiu tomar a iniciativa e levá-lo até o local.

A repercussão do vídeo foi algo que Givaldo não imaginava. Ele percebeu que o caso ganhou repercussão ao receber mensagens de colegas, e só depois viu a filmagem nas redes sociais. O motorista relata que ele e a família ficaram surpresos ao ver que toda a ação ganhou visibilidade. "Eu nem acreditei, assim como minha esposa não acreditou", brinca.

A atitude do motorista foi motivo de orgulho para a família, como conta a filha Bianca Conceição Silva, de 22 anos. "Ver o trabalho dele sendo reconhecido é gratificante, pois ele está fazendo a parte dele e praticando o bem em meio a tanta coisa que estamos vivendo", diz orgulhosa.

"Temos que enxergar que as boas ações valem muito e temos que espalhar para todo mundo. No trabalho eu sou muito sério, mas no que puder ajudar ajudo. Precisamos respeitar a todos e fazer o que está ao nosso alcance", finaliza o motorista.