Brasil

STJ afasta Wilson Witzel do cargo de governador do Rio de Janeiro

Por CNN 28/08/2020 06h06
STJ afasta Wilson Witzel do cargo de governador do Rio de Janeiro
Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel é afastado do cargo - Foto: Wilson Dias

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo nesta sexta-feira (28) pelo Superior Tribunal Justiça (STF). Ele é o principal alvo de uma operação realizada nesta manhã pela Polícia Federal, que prendeu o presidente do PSC, Pastor Everaldo.

O governador responde a três inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), dois deles abertos por solicitação da Procuradoria-Geral da República.

Um deles apura envolvimento em desvios de recursos da Saúde durante a pandemia de Covid-19. Parte dos dados utilizados nesta investigação embasa também o pedido de impeachment do governador, em andamento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Um outro investiga Witzel por incitação ao crime, em razão do comportamento do governador após a solução do sequestro de um ônibus na Ponte Rio-Niterói, em agosto de 2019. Na ocasião, o sequestrador recebeu um tiro de um sniper e morreu. Ao descer do helicóptero, que pousou na ponte, Witzel vibrou e fez gestos de comemoração.