Desenvolvimento

Grupo Pereira recebe da Fiea apoio para expansão industrial na região sul de Alagoas

Municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Junqueiro e São Miguel dos Campos serão beneficiados

Por 7Segundos com Assessoria 26/08/2020 16h04
Grupo Pereira recebe da Fiea apoio para expansão industrial na região sul de Alagoas
O grupo é formado pela deputada estadual Jó, pelo prefeito Joãozinho (Teotônio Vilela), pela prefeita de Campo Alegre e presidente da AMA, Pauline, e pelo ex-secretário de estado, Fernando Pereira - Foto: Assessoria

O grupo Pereira se reuniu com o presidente e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra e José Nogueira Filho, respectivamente, nesta quarta-feira (26), e conseguiu um importante apoio para o avanço do desenvolvimento econômico dos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Junqueiro e São Miguel dos Campos, localizados na Região Sul de Alagoas.

O grupo formado pela deputada estadual Jó, pelo prefeito Joãozinho (Teotônio Vilela), pela prefeita de Campo Alegre e presidente da AMA, Pauline, e pelo ex-secretário de estado, Fernando Pereira, apresentou um panorama dos projetos de desenvolvimento adotados na região; solicitou apoio para captação de novos empreendimentos, levando em consideração a estrutura e especificidades de cada cidade, e para a implantação de um polo industrial em São Miguel dos Campos, sendo esse o primeiro distrito na rota sul, ligado a Maceió e Arapiraca pelas vias duplicadas.

Abrindo a reunião, Jó frisou que o primeiro passo estratégico adotado nos municípios geridos pelo grupo foi investir na educação. "Foi por meio dessa inserção que começamos a desenvolver a região, paralelamente ao fortalecimento da saúde e da agricultura. Com essa base construída, entramos agora no foco na geração de emprego e renda pelo processo de industrialização”, explicou, lembrando que os três municípios (Teotônio Vilela, Campo Alegre e Junqueiro) ocupam, há varias medições do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sempre entre as cinco primeiras posições no estado. Na saúde, fazem parte dos poucos municípios que possuem hospitais municipais em pleno funcionamento e com regularidade de serviços.

O grupo explicou à presidência da Fiea que as cidades estão preparadas para receber indústrias e outros empreendimentos, reforçou o pedido de apoio para o desenvolvimento regional e também para recuperação da capacidade estratégica de São Miguel dos Campos, que pela sua importância deve retomar o ritmo de principal polo econômico da região.

José Carlos Lyra se comprometeu em fornecer a formação de mão de obra para a região, com aulas profissionalizantes em unidades móveis; intermediar a atração de novos empreendimentos com capacidade para geração de emprego e renda; acompanhar negociações para concessão de incentivos fiscais; e providenciar um levantamento sobre a melhor localização para instalação de um centro industrial em São Miguel dos Campos.

Defendendo a descentralização da industrialização em Alagoas, Joãozinho citou a série de empresas que conseguiu trazer para a região, instaladas e em instalação no Distrito Industrial Governador Eduardo Campos, com incentivos fiscais próprios, do estado e cessão de terrenos. Citou como exemplo a Amafil, uma das maiores empresas nacionais de processamento da mandioca.

Ele prosseguiu relatando que ainda hoje irá se reunir com um empresário paulista, proprietário de uma fábrica de embalagens plásticas, interessado em se instalar no polo, localizado às margens da BR 101 e da AL-105, conhecida como rodovia da integração.

"Temos energia e água em abundância, espaço, estrutura, cidades com infraestrutura e qualidade de serviços sociais e incentivos fiscais. Além do apoio que temos tido do governador Renan Filho, o que nos falta hoje são mais 'padrinhos’, parceiros que entendam que a nossa região não depende mais apenas do tradicional e importante setor sucroalcooleiro, como vetor de desenvolvimento econômico. Precisamos de oportunidade para que conheçam o que temos a oferecer”, pontuou o prefeito.

Já Pauline acrescentou que o trabalho em conjunto, nas áreas de educação, saúde, agricultura e geração de emprego e renda, fortalece a todos. Hoje a cidade de Teotônio é a primeira no indicador de atenção básica na saúde, sendo Campo Alegre a segunda e Junqueiro a décima, conforme ranking da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

José Nogueira Filho, vice-presidente da Fiea, relatou que acompanha o exitoso trabalho realizado pela família Pereira na região sul desde a época que João José, o prefeitão, comandou Junqueiro. Segundo ele, tanto Teotonio Vilela quanto Campo Alegre são outras cidades depois das gestões de Joãozinho e Pauline.

Entre outros pontos, Nogueira fez referências elogiosas ao incremento dado por Joãozinho ao programa Barriga Cheia, que beneficia agricultores locais, e ao desenvolvimento que Pauline promoveu no distrito de Luziápolis. Citando o quanto o grupo poderia fazer por São Miguel dos Campos, o vice-presidente da Fiea sugeriu ainda que fosse iniciado um estudo ambiental no local que venha a abrigar o futuro polo, para que as indústrias já se instalem devidamente licenciadas.

Reforçando a importância de viabilizar a construção desse distrito industrial em São Miguel, Fernando Pereira, que é pré-candidato a prefeito do município, também falou sobre a intenção de recuperar a posição da cidade como tradicional centro das festas juninas no estado. “São Miguel dos Campos ocupa uma posição privilegiada e é estratégico para a região sul, com um enorme potencial de desenvolvimento econômico-social que precisa ser redescoberto e incentivado”, concluiu.