Alagoas

Seplag é selecionada em programa nacional de dados para enfrentamento da Covid-19

Laboratório SGB de Dados para Governo tem como foco o desenvolvimento de soluções para enfrentamento da pandemia

Por 7Segundos com Assessoria 26/08/2020 15h03
Seplag é selecionada em programa nacional de dados para enfrentamento da Covid-19
Secretaria foi uma das cinco pastas brasileiras selecionadas para o Laboratório SGB de Dados para Governo - Foto: Assessoria

Ao lado de secretarias de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) foi uma das cinco pastas brasileiras selecionadas para o Laboratório SGB de Dados para Governo, criado pelo Social Good Brasil em parceria com o Instituto Humanize. O programa, que é um dos mais respeitados na área, desta vez, tem como intuito o compartilhamento de expertises voltadas para soluções de dados no enfrentamento do coronavírus (Covid-19).

A equipe técnica da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Seplag, vai fazer parte da formação e trazer, para o estado, novas soluções de dados que poderão ser utilizadas no combate da pandemia.

De acordo com informações da SGB, o trabalho do laboratório é voltado para o desenvolvimento de competências analíticas que facilitam o processo de tomada de decisões no estado e fortalecem a cultura da gestão baseada em dados.

“Para nós, da Seplag, é uma honra imensa fazer parte desse seleto grupo e participar de um projeto que só deve trazer benefícios para Alagoas. Vamos poder ganhar, sem custos, uma bagagem muito boa, compartilhar experiências e aprender ainda mais em relação à área de Dados, que tem sido cada vez mais importante para o trabalho dos governos”, pontua o gerente de Geoprocessamento e de Estatísticas e Indicadores da Sinc, Klebson Silva.

Entre outras coisas, as secretarias selecionadas vão ter acesso a conhecimentos preparatórios para a inovação disruptiva na gestão pública, para o mapeamento de fluxos de dados, para a aceleração da maturidade analítica e para a reorganização de dados para a solução efetiva de problemas. O laboratório conta com 10 semanas de treinamento e tem início já em 1º de setembro.

“A Seplag dobrou, nos últimos tempos, o trabalho de tratamento de dados. Temos apoiado diariamente diversas secretarias e, junto à Secretaria de Estado da Saúde, nos empenhamos para promover, a cada dia, uma produção de informação transparente e muito responsável sobre a situação da pandemia em Alagoas. Estamos muito felizes e ansiosos para aplicar todas as expertises que virão com esse laboratório, um projeto grandioso e que, sem dúvidas, dará um subsídio importante para a gestão desse momento nos estados”, afirma o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Para saber mais sobre o Laboratório SGB de Dados para Governo, basta clicar aqui.