Política

Gilvania Barros solicita à Prefeitura implantação de Casa Abrigo da Mulher em Arapiraca

Vereadora ressalta que o local teve ter endereço sigiloso para garantir proteção às vítimas

Por 7Segundos com assessoria 26/08/2020 06h06 - Atualizado em 26/08/2020 07h07
Gilvania Barros solicita à Prefeitura implantação de Casa Abrigo da Mulher em Arapiraca
Gilvania Barros solicita à Prefeitura implantação de Casa Abrigo da Mulher em Arapiraca - Foto: Assessoria

Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, realizada nesta terça-feira (25), a vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) solicitou à prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) a implantação da Casa Abrigo da Mulher.

Em sua justificativa, Gilvania Barros ressaltou que a criação da Casa Abrigo da Mulher está prevista na Lei Maria da Penha, para prestar atendimento psicológico, social, jurídico, encaminhamento para atividades profissionalizantes, programa de geração de renda.

Ainda segundo a vereadora, o abrigamento é considerado uma medida radical de proteção da vida da mulher, mas como se faz necessário diante dos casos de violência doméstica. Gerallmente nesses casos, a mulher não tem para onde ir e necessita de um local seguro para ficar até que o julgamento do agressor seja finalizado Por isso , o local de funcionamento da Casa Abrigo deve ser sigiloso.

“A Casa Abrigo oferece para a mulher um momento onde ela sai de circulação, rompendo contudo, laços, vínculos para não correr o risco de ser morta. É pela existência dessas casas que vidas femininas são salvas e direitos são garantidos”, explicou a vereadora.

Voto de pesar
Gilvania Barros também apresentou Voto de Pesar pela falecimento no início do mês, do prefeito Rogério Teófilo, a quem Arapiraca, segundo ela, ainda sente com bastante tristeza a sua morte.

Para Gilvania Barros, Rogério Teófilo, deixou saudade, não apenas para a família, mas para toda a sociedade arapiraquense. Ela reafirmou que ao longo de sua vida, o admirou e respeitou por ter lutando incansavelmente pela educação de Alagoas e de Arapiraca, na condição de prefeito.