Arapiraca

[Vídeo] Moradores denunciam que vazamento em reservatório da Casal ocorre há mais de um ano

Um vazamento de água que ocorre há mais de um ano em um reservatório de água localizado na Avenida Pio XII, no bairro Massaranduba

Por 7Segundos 25/08/2020 06h06 - Atualizado em 25/08/2020 07h07
[Vídeo] Moradores denunciam que vazamento em reservatório da Casal ocorre há mais de um ano
O reservatório está com problemas na estrutura e o desperdício de água é grande - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Algumas cidades do Agreste ainda sofrem com a escassez de água nas torneiras. Mesmo com a inauguração do Sistema Coletivo do Agreste em 2014, que potencializou o volume de água distribuído, não conseguiu atender a toda a população. Diante dessa situação de escassez, o desperdício de água é algo inadmissível, principalmente quando isso ocorre pelo descaso da própria Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Um vazamento de água que ocorre há mais de um ano em um reservatório de água localizado na Avenida Pio XII, no bairro Massaranduba, em Arapiraca, está com problemas na estrutura e o desperdício de água é grande.

Edvaldo Silva, um dos moradores do bairro, afirmou que os funcionários da Casal já realizaram um reparo na estrutura de alvenaria mas não foi suficiente e a água continua jorrando sem parar.

"A Casal tem que ser responsabilizada por isso aqui. Porque tem casa que não chega água por causa desse vazamento mas a gente tem que pagar a conta", desabafou.


Comunidade Carrasco

Enquanto o desperdício de água ocorre no bairro Massaranduba, na comunidade quilombola Carrasco, na zona rural do município a escassez de água atinge mais de 70% da comunidade que é formada por 300 famílias.

De acordo com Genilda Queiroz, líder quilombola, toda a comunidade recebeu a instalação da rede de abastecimento de água, mas o líquido só chegou nas torneiras da maioria das casas da comunidade no dia da inauguração do nova Adutora do Agreste.

" A inauguração aconteceu em agosto de 2014 e há seis anos estamos esperando chegar água nas nossas casas. O que adianta colocar um monte de encanação e não ter o liquido nas torneiras", questionou Genilda Queiroz.

Ela disse que para tomar água e cozinhar os moradores precisam comprar água dos carro-pipa, mas a maioria das familias das comunidade é carente e não tem condições de comprar água. Os moradores dependem da água da chuva que caem das bicas.

"Muitos tomam dessa água que vem com a sujeira dos telhados e não tem nenhum recebe nenhum tratamento de cloro e acabam adoecendo", revelou.

A assessoria de comunicação da Casal informou que a comunidade Carrasco tem um reservatório mas precisa de reforma na estrutura para melhorar a pressão da água na rede. Já existe um projeto em andamento.

Em relação ao vazamento do reservatório do bairro Massaranduba, o órgão ficou de dá um retorno sobre a previsão de conserto da estrutura.