Covid -19

SP fará teste para avaliar circulação da Covid-19 na rede estadual

Serão submetidos ao inquérito sorológico alunos e professores

Por 7Segundos com Agência Brasil 21/08/2020 16h04
SP fará teste para avaliar circulação da Covid-19 na rede estadual
Teste rápido para Covid-19 - Foto: Assessoria

O governo de São Paulo vai realizar uma investigação sorológica para analisar a circulação do novo coronavírus entre alunos e professores da rede de ensino estadual. A ideia é identificar a quantidade de pessoas que já tiveram contato ou que estão infectadas pelo vírus. O governo ainda não anunciou quantos testes serão feitos e nem quando terão início. Em Alagoas não há previsão para o retorno das aulas.

O retorno oficial das aulas está previsto para 7 de outubro, o que só ocorrerá se 80% do estado estiver por 28 dias seguidos na Fase Amarela e, o restante, há 14 dias nessa fase. A retomada será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos. A medida valerá tanto para escolas públicas de São Paulo quanto privadas. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas em todo o estado desde março.

As atividades de reforço e de recuperação, poderão ser retomadas, a partir do dia 8 de setembro, mas de forma opcional e somente autorizada para escolas que estejam em regiões que permanecem ao menos há 28 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo.

Cada município do estado terá autonomia para decidir se seguirá o cronograma do governo paulista. Eles não poderão retomar as aulas presenciais antes desses períodos. Mas poderão decidir, por exemplo, não retomar aulas neste ano.

Na próxima semana, o governo paulista vai publicar uma resolução para regulamentar a necessidade dos 645 municípios do estado manifestarem se vão ou não aderir ao plano de retomada das aulas.