Covid -19

Unidades de saúde de Arapiraca registram baixa procura por testes de Covid-19

Número de casos positivos na Central de Triagem também está diminuindo

Por 7Segundos 21/08/2020 17h05 - Atualizado em 21/08/2020 17h05
Unidades de saúde de Arapiraca registram baixa procura por testes de Covid-19
Central de Triagem Iza Castro, localizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca - Foto: Assessoria

O número de pacientes com sintomas de Covid-19 que procuram as unidades públicas de saúde na cidade de Arapiraca, na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, está diminuindo. O número de casos positivos para a doença também está reduzindo, na primeira quinzena de agosto, das 2450 pessoas que fizeram testes na Central de Triagem, apenas 619 testaram positivo. O 7Segundos entrevistou a coordenadora geral da Central, a enfermeira Jaqueline Maria Barbosa Almeida, que informou que na unidade não há falta de testes, mas está havendo redução na procura.

De acordo com a coordenadora, a procura por atendimento está diminuindo. “Observamos uma diminuição dos pacientes sintomáticos, não existe mais filas, hoje estamos atendendo em média 200 pacientes dia”.

A enfermeira orienta que as pessoas devem procurar atendimento precoce, ou seja, assim que começarem os sintomas. Na Central de Triagem, todos passam por atendimento médico, são medicados e recebem orientações, porém o teste rápido só é realizado após 10 dias do aparecimento dos sintomas.

“O protocolo orienta atendimento precoce no início dos sintomas para evitar evolução do quadro com gravidade, após 10 dias de sintomas é realizado o TR (teste rápido). O teste rápido deve ser feito após 10 dias de sintomas pois ele avalia a reação imunológica do nosso organismo com a produção de anticorpos em combate ao vírus, esse evento só acontece em nosso organismo após 10 dias de sintomas. Assim podemos ter um resultado fidedigno do teste, antes disso podemos obter um resultado falso negativo”, explica a coordenadora.

Jaqueline Almeida também garantiu que a maioria dos pacientes que procuram a unidade com sintomas, voltam para fazer o teste rápido, o que descarta a possibilidade das pessoas melhorarem, não realizarem o teste, e assim não entrarem na estatística de casos confirmados.

“90% dos paciente sintomáticos voltam para realização do teste com o objetivo de ter a certeza se houve ou não contaminação pelo Covid-19”, garante a enfermeira.

Apesar dos dados positivos, é necessário cautela. "“Comemoramos o fato com alegria, mas muita cautela. Pois a procura ainda é considerada alta e, embora em queda, observamos que há uma tendência de aumento nas cidades com a abertura de alguns serviços, pois a população tende a relaxar com os cuidados”, disse a coordenadora.

Falta de testes rápidos?

Na Central de Triagem, localizada no Ginásio João Paulo II e de responsabilidade do Governo do Estado, não há falta de testes  rápidos, o que está acontecendo, segundo a coordenação, é a diminuição de pacientes sintomáticos que procuram por atendimento médico. 

Já nas unidades de saúde do município os testes rápidos  continuam em falta. Porém o município de Arapiraca informou que os testes de PCR e Sorológico estão disponíveis para a população.

Vale lembrar que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19, cerca de 80%, podem ser assintomáticos. Porém, mesmo sem sintomas, pode haver a transmissão. Assim, toda a população deve manter os protocolos sanitários, usando máscaras, higienizando sempre as mãos, mantendo o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, e evitando aglomerações, até que se tenha a vacina ou um remédio eficaz contra o vírus.