Tempo

Frio em SC: Sexta-feira tem -8ºC, sincelo, geada, árvores congeladas e chance de neve

Neve pode voltar a ocorrer no estado na manhã desta sexta. Amanhecer tem temperaturas negativas em diferentes cidades.

Por G1 21/08/2020 09h09 - Atualizado em 21/08/2020 09h09
Frio em SC: Sexta-feira tem -8ºC, sincelo, geada, árvores congeladas e chance de neve
Frio em SC: Sexta-feira tem -8ºC - Foto: Leandro Puchalski/NSC TV

A sexta-feira (21) amanheceu com temperaturas negativas em muitas cidades de Santa Catarina. Árvores ficaram congeladas com água, houve geada e também sincelo, quando a neblina congela na vegetação.

Apesar de não ter nevado no início da manhã na Serra, existe a possibilidade de neve em outras regiões catarinenses ao longo do dia. Fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h, mas as temperaturas podem cair mais.

Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, as condições meteorológicas são favoráveis para neve em outras regiões, não mais na Serra, como ocorreu na noite de quinta.

"Principalmente no Planalto Norte catarinense, com menos chance do Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis, só nessas regiões", disse.

Ainda de acordo com o meteorologista, a sexta-feira está amanhecendo com céu limpo na Serra e, por isso, teve registro de geada na região. No Morro das Torres, em Urupema

Em duas praças de São Joaquim, na Serra, água foi colocada em árvores pela prefeitura e com o frio intenso, os galhos acabam congelando. O efeito criado atraí os turistas.

O mesmo foi feito na praça do Centro de Urupema, onde o termômetro de rua registrava -6ºC por volta das 7h. O frio intenso na região exige cuidado também pois pode danificar canos e mangueiras que estiverem expostos.

Mesmo com as temperaturas negativas, teve quem se arriscou ficando nas praças das cidades da Serra ao amanhecer.

Com a possibilidade de neve também no Planalto Norte catarinense, há turistas que também buscaram a região, como a cidade de São Bento do Sul.

Estações meteorológicas da Epagri/Ciram registram temperaturas negativas ou em torno de 0ºC em diferentes regiões de Santa Catarina.

Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, na divisa com o Paraná e fronteira com a Argentina, por exemplo, fez 0ºC. A temperatura foi a mesma em cidades do Meio-Oeste e também na Serra.

O frio intenso segue e nesta sexta-feira a temperatura máxima em Santa Catarina é de 14ºC no Sul do estado e na Grande Florianópolis. No Norte deve fazer 12ºC e no Oeste , 11ºC. Já na Serra, a máxima deve ser de 8ºC.