Polícia

Dupla é presa por "golpe do motoboy" em Arapiraca

Os criminosos foram presos por Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC)

Por 7 segundos com Assessoria 20/08/2020 17h05 - Atualizado em 21/08/2020 06h06
Dupla é presa por 'golpe do motoboy' em Arapiraca
Material apreendido com os golpistas que atuavam em Arapiraca - Foto: Ascom / PC

Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) prenderam dois homens suspeitos de participação no chamado "golpe do motoboy". De acordo com informação da assessoria de imprensa da Polícia Civil, a dupla foi presa em flagrante  em Arapiraca, no Agreste do Estado.

Eles estavam sendo procurados desde o dia 10 deste mês e estavam em Arapiraca, onde aplicavam novos golpes usando 12 maquinetas de "laranjas". Segundo o delegado José Carlos, eles aplicavam golpes diariamente e foram presos em flagrante por quatro crimes de furto mediante fraude. Eles ligam, preferencialmente, para idosos.

O golpe


“Pelo chamado golpe do "motoboy" um criminoso se passa por funcionário da central de atendimento de um banco e pede para a vítima ligar para o número no verso do cartão sob alegação de que houve uma compra não autorizada. A vítima coloca o telefone no gancho e inicia nova chamada para o número constante atrás do cartão.

Ocorre que, na verdade, a chamada com o criminoso continua ativa e a vítima acredita ser uma nova chamada em razão de sons que simulam um atendimento bancário”, explicou o delegado José Carlos.

A vítima é orientada a entregar o cartão a um motoboy que integra o grupo criminoso e usa todo cartão da vítima em maquinetas em nome de laranjas.

Como se precaver


De acordo com o delegado José Carlos, a polícia acredita que outros indivíduos ainda estão em Maceió e Arapiraca aplicando o mesmo golpe, por isso as pessoas, principalmente idosos, devem ficar atentas.

“A pessoa que receber uma ligação com alegação de que houve compra não autorizada e que deve retornar para o número atrás do cartão, deve desconfiar, pois pode ser golpe. Na dúvida, prefira ligar para o seu banco de um aparelho celular já que o golpe somente é possível se houver uso de ligação fixa”, concluiu a autoridade policial.