Saúde

Nutricionista indica alimentos que reforçam a imunidade

Adultos e crianças devem buscar uma alimentação equilibrada que fortaleça o organismo e ajude a melhorar a imunidade para auxiliar na prevenção de infecções

Por 7Segundos com Assessoria 20/08/2020 16h04
Nutricionista indica alimentos que reforçam a imunidade
A nutricionista do HE do Agreste também sugere o consumo de alguns alimentos que reforçam a imunidade - Foto: Assessoria

A pandemia da Covid-19 modificou o modo de vida das pessoas. Entre as medidas para enfrentar a doença, adultos e crianças devem buscar uma alimentação equilibrada que fortaleça o organismo e ajude a melhorar a imunidade para auxiliar na prevenção de infecções. A nutricionista Adna Araújo, do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca,  na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, alerta para o anúncio de produtos tidos como milagrosos, como chás e cápsulas no combate à Covid-19.

"Os bons hábitos de vida, com uma alimentação saudável, boa hidratação e ingestão de água, além de práticas de atividades físicas, sem o consumo abusivo de álcool e cigarros, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra qualquer doença ", explica.

Vitaminas


Em relação ao consumo de alimentos, Adna Araújo recomenda que as pessoas coloquem no cardápio frutas e verduras ricas em vitamina A, como cenoura, abóbora e laranja.
A nutricionista do HE do Agreste também sugere o consumo de frutas ricas em vitamina C, a exemplo de laranja, acerola e goiaba, entre outras. 

Adna Araújo frisa que o organismo humano necessita de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, B2, B3 e B6, orientando o consumo de grãos integrais, ovos e peixes. 

"Também é muito importante a pessoa ficar um tempo à exposição solar, preferencialmente cedinho da manhã. Isso é fundamental para o metabolismo ósseo e o sistema imunológico", reforça Adna Araújo, recomendando ainda a inclusão de fígado, gema de ovo, leite e iogurte, que são ricos em vitamina D. 

"No consumo de alimentos, aconselhamos incluir fibras, como o bagaço da laranja e abacaxi, que auxiliam na digestão e favorecem a resposta do sistema imunológico diante infecções”, explica.