Segurança

Cisp instalado ao lado de quebra-molas “perigoso” em Lagoa da Canoa é inaugurado

Inauguração aconteceu de forma remota, com Renan Filho em seu gabinete, em Maceió

Por 7Segundos 14/08/2020 06h06 - Atualizado em 14/08/2020 06h06
Cisp instalado ao lado de quebra-molas “perigoso” em Lagoa da Canoa é inaugurado
Cisp de Lagoa da Canoa segue modelo de outros municípios e foi instalado ao lado de quebra-molas onde aconteciam muitos assaltos - Foto: 7Segundos

O funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a partir desta sexta-feira (14) traz uma sensação de alívio para os moradores do município de Lagoa da Canoa, de acordo com a prefeita Tainá Veiga e com o deputado estadual Jairzinho Lira, que nesta quinta (13), participaram junto com o governador Renan Filho da “inauguração virtual” do equipamento de segurança, transmitido pelas redes sociais.

A localização do Cisp foi exaltada pela prefeita, porque moradores e pessoas que passavam pela região frequentemente eram alvo de assaltantes. “Lagoa da Canoa ficou conhecida em todo o Estado como uma cidade violenta. O quebra-molas era conhecido como perigoso não só pelos moradores da região como por quem transita pela rodovia como perigoso, devido aos assaltos frequentes na região. A instalação do Cisp naquele local, além da implantação de outras ações práticas estão mudando esta realidade”, declarou, dizendo que ela mesma já foi assaltada naquele local.

O deputado Jairzinho Lira também ressaltou a importância da instalação do Cisp no município, que unifica a estrutura das polícias Civil e Militar, aumenta o número de viaturas e implanta a Força Tarefa na cidade. Com isso, segundo o parlamentar, além de dar mais tranquilidade à população, coíbe a prática de crimes. Nessa parte, ele citou dois homicídios recentes que tiveram grande repercussão no município, que tiveram como vítimas José Carlos Petuba e o estudante Jeferson.

“O povo vivia numa insegurança muito grande. Entre donos de mercadinhos, quem precisava ir ao banco tirar dinheiro, mototaxistas, todos viviam com medo. As pessoas não podiam mais ficar nas portas de suas casas, como é costume na região”, declarou o deputado, que foi autor da indicação da Assembleia Legislativa para a instalação de um Cisp no município.

Em seu discurso, Renan Filho afirmou que ele e o pai, senador Renan Calheiros, são muito gratos à população canoense e que o Cisp e outras obras no município, como a pavimentação e recuperação de estradas “é pouco por tudo que esse município fez por mim”.

“Espero com o coração cheio de alegria que esse Cisp combata assaltos, homicídios, violência contra a mulher. Você, malandro que gosta de bater em mulher, saiba que a partir de agora a polícia terá frente e não ficará impune. Vai coibir também violência contra a criança, contra o idoso e contra os animais. Vai trazer mais segurança e mais qualidade de vida para a população de Lagoa da Canoa”, declarou.

O governador disse ainda que o Cisp faz parte da estratégia de segurança do Estado para a região Agreste porque, além de melhorar a atuação das forças policiais no município, serve ainda como um reforço para Arapiraca.

“Em Arapiraca, a gente tem uma estratégia diferente porque é uma cidade com mais de 200 mil habitantes. A nossa intenção é implantar Cisps em todos os municípios do entorno, incluindo Craíbas, Limoeiro de Anadia e Feira Grande, que ainda não tem. Com isso, a gente consegue garantir a segurança para quem chega e para quem sai de Arapiraca”, ressaltou.