Editorial

7SEGUNDOS completa 9 anos e está entre os três sites mais acessados de AL

Sucesso foi alcançado ao dar voz à população do interior e com a credibilidade alcançada com o rigor na apuração

Por 7Segundos 13/08/2020 17h05 - Atualizado em 14/08/2020 13h01
7SEGUNDOS completa 9 anos e está entre os três sites mais acessados de AL
Portal de notícias que nasceu em Arapiraca está entre os líderes de Alagoas - Foto: 7Segundos

Nove anos depois de ir ao ar pela primeira vez, o 7Segundos se consolida entre os maiores portais de notícias de Alagoas. Com uma cobertura que abrange todas as regiões do Estado, o portal surgiu com uma proposta diferente dos demais veículos de comunicação on-line, que na época davam pouco espaço aos acontecimentos do Interior. Seguindo caminho diferente dos demais veículos, deu voz inicialmente à população de Arapiraca e dos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, chegou à Capital há cinco anos e há dois, se estabeleceu também em Maragogi.

O projeto, que teve início na parceria entre o empresário Júnior Alexandre e o radialista Ângelo Farias teve sucesso justamente por ir além da veiculação de notícias policiais do interior - como era comum na época - e dar espaço à população, noticiando fatos do cotidiano, políticos e também prestação de serviços, desde informações relevantes para o público, como também apurar e publicar denúncias e pedidos de ajuda feitos pela população. Para facilitar o acesso às informações de maior relevância para os públicos de diferentes regiões é que o portal se divide em três páginas, que recentemente receberam um projeto gráfico mais “limpo” e eficiente na exibição das notícias locais.

Dar voz ao povo é uma das principais missões do 7Segundos. É por isso que as mensagens enviadas pelos leitores por meio das redes sociais só ficam sem resposta em casos muito específicos, como situações que acabam sendo resolvidas com a ajuda da reportagem mesmo que não sejam transformadas em matéria. Lado a lado com a importância dada ao público está também o rigor na apuração para veicular informações checadas e verdadeiras, mesmo que elas não agradem a alguns. Mas até mesmo a esses a quem não interessa que a verdade se torne pública é dado espaço para defesa. Parte deles prefere o silêncio, talvez porque não tenham contra-argumentos. Mesmo assim, seguimos fazendo o que prega o bom jornalismo: ouvir todas as partes envolvidas no fato jornalístico.

A credibilidade conquistada por fazer um jornalismo responsável se traduz em números. Em 2018 alcançamos 15 milhões, em 2019 alcançamos 19 milhões e em 2020, já ultrapassamos 14 milhões de visualizações até o início de agosto. O 7Segundos está entre os três portais de notícias mais lido pelos alagoanos e em maio deste ano batemos nosso recorde de visualizações em um mês. As nossas matérias foram acessadas nada menos que 2 milhões e 600 mil vezes, isso sem contar os leitores que acompanham exclusivamente pelo Facebook e Instagram. Com a cobertura de fatos locais, em alguns meses chegamos a acompanhar a vice-liderança, competindo com as tradicionais empresas de comunicação, estabelecidas há décadas.

Este sucesso, que foi fruto da iniciativa ousada de Júnior Alexandre e Ângelo Farias, que naquele 12 de agosto de 2011, receberam o apoio de várias pessoas, mas chegaram a ouvir também que não conseguiriam manter por muito tempo um site de notícias com ênfase em informações no Interior. Hoje, além de abranger todas as regiões do Estado, é também um veículo de comunicação multiplataforma. Foi uma das pioneiras em webTV em Alagoas, com transmissões em HD e atualmente também faz cobertura em tempo real pelas redes sociais e produz videorreportagens exibindo fatos jornalísticos em todos os cantos do Estado.

O site também rendeu frutos no rádio, com o programa Na Mira da Notícia, que nasceu em Arapiraca e atualmente é apresentado de Maceió por Ângelo Farias, que traz um resumo das notícias veiculadas durante o dia, faz uma análise dos fatos e traz entrevistados para discutir para discutir temas relevantes da atualidade.

O 7Segundos tem sua história escrita pelas mãos dos muitos profissionais que passaram pelas redações e com a equipe atual formada por, Vilceia Melo, Thaísa Bibi, Patrícia Bastos, Cláudio Barbosa, Jânio Barbosa e Ewerton Silva, em Arapiraca; Marcos Filipe, Tais Albino, Giulianna Albuquerque, Berg Moraes, Ricardo Alexandre, Paula Berle, Emanuele e Anna Sales, em Maceió; e ainda Maurício Silva, em Maragogi, o site segue cumprindo diariamente o desafio de levar o melhor jornalismo a seus leitores todos os dias.