Arapiraca

Fábio Henrique lamenta abandono das "Arapiraquinhas" e cobra ação da gestão Teófilo

O projeto, implantado em 2010, chegou a repercutir nacionalmente

Por 7 segundos 05/08/2020 07h07
Fábio Henrique lamenta abandono das 'Arapiraquinhas' e cobra ação da gestão Teófilo
Fábio Henrique em frente a Arapiraquinha do Jardim Esperança - Foto: Assessoria

O vereador Fábio Henrique (MDB), voltou a denunciar a situação de abandono das conhecidas Arapiraquinhas. Com o objetivo de estimular e incentivar a leitura entre as crianças e jovens, a Prefeitura de Arapiraca implantou, em 2010, o projeto das bibliotecas públicas digitais de bairros, carinhosamente denominadas de “Arapiraquinhas”. Inicialmente o projeto foi implantado no bairro Jardim Esperança, onde atualmente o prédio está fechado e com vários problemas. “ A situação é de abandono”, diz o vereador.


Fábio Henrique afirma que vem cobrando a recuperação das “Arapiraquinhas” desde 2017 e cobra uma ação efetiva do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). As bibliotecas dos bairros estão sendo alvo de vândalos, conforme o vereador constatou nas visitas feitas aos locais. Ele lamentou, por exemplo, a situação que encontrou nas comunidades da Vila São José, a conhecida Lagoa do rancho, bem como nos bairros Primavera e Jardim Esperança.


O projeto das Arapiraquinhas chegou a despertar atenção de professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e até de pesquisadores da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP) e da Fundação Bill Gates. Atualmente abandonadas, com sérios problemas estruturais, chamam atenção da comunidade pelo quadro de abandono.