Política

Tarcizo Freire apresenta Projeto para homenagear profissionais da Saúde da linha de frente da Covid-19

Com a aprovação do PLO, a data deverá entrar no calendário oficial do Estado

Por Assessoria 04/08/2020 07h07
Tarcizo Freire apresenta Projeto para homenagear profissionais da Saúde da linha de frente da Covid-19
Tarcizo Freire apresenta Projeto para homenagear profissionais da Saúde da linha de frente da Covid-19 - Foto: Assessoria

O Projeto de Lei Ordinária de nº 364/2020 de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) tem como objetivo homenagear os trabalhadores que atuam na linha de frente do combate a Pandemia da Covid-19 (coronavírus). No projeto, está previsto o Dia 18 de abril como a data fixa para realizar as homenagens anualmente. 

Esta data foi escolhida em virtude da morte da socorrista Maria da Conceição, 58 anos, que trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em uma unidade de Maceió. Ela foi a primeira profissional que atuava na linha de frente do combate a pandemia e morreu em consequência das complicações causadas pela Covid-19.

Na justificativa, o PLO tem por objetivo homenagear e reconhecer os relevantes serviços prestados pelos trabalhadores. Que antes de profissionais comprometidos com uma vocação e juramento, são pais, mães, filhos, avôs, enfim, existe todo um histórico e laço familiar.

O parlamentar ressalta que o Estado de Alagoas já ultrapassou 62 mil casos confirmados e cerca de 1.600 vidas perdidas, em razão da Covid-19. No entanto, é inegável a bravura e heroísmo de todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, em especial os profissionais da saúde.

Na matéria, Freire destaca que o mundo tem vivido momentos muito difíceis, não tendo nos últimos 100 anos passados por tamanha situação como a vivenciada com a pandemia da Covid19. Com certeza a humanidade precisará se reinventar no pós – pandemia, diante dos desafios que surgirão na esfera pública e privada.

Com a aprovação do PLO, a data deverá entrar no calendário oficial do Estado como um forma de homenagear e agradecer os bravos profissionais que de forma incontestável se doam para salvar vidas.

“Estou muito confiante, pois a aprovação deste projeto será uma forma de reconhecer e homenagear o heroísmo e bravura de técnicos de enfermagem, socorristas do SAMU, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia, se arriscando por todos nós. A todos eles meu respeito e admiração”, concluiu o deputado Tarcizo Freire.


O projeto se encontra em tramitação e aguarda votação na Casa Legislativa.