Geral

Adriano Targino se reúne com comunidade quilombola de Arapiraca

Lideranças do Sítio Carrasco apontaram as dificuldades da comunidade

Por 7Segundos com Assessoria 03/08/2020 14h02
Adriano Targino se reúne com comunidade quilombola de Arapiraca
Adriano Targino se reúne com comunidade quilombola de Arapiraca - Foto: Assessoria

O pré-candidato a vereador pelo Partido Progressista (PP), Adriano Targino, participou de um encontro, na última semana, com moradores do Sítio Carrasco - comunidade de remanescentes quilombolas localizada na zona rural de Arapiraca. 

Adriano ouviu atentamente cada morador que participou do encontro e entre as reivindicações apresentadas estão: as péssimas condições das estradas que dão acesso a localidade e que se agravam nesse período chuvoso; ausência de técnico agrícola para orientar o pequeno produtor no cultivo das plantações; escassez de máquinas para arar e preparar o solo, dentre outras deficiências apontadas pela comunidade.

“Todos sabemos que o papel do vereador é ser o elo entre a prefeitura e o povo. Então, como elaborar leis e fiscalizar a atuação do Executivo, sem ouvir as principais necessidades da comunidade?”, indagou Targino.

O presidente da Associação dos Moradores do Sítio Carrasco, Jailson Izídio, relatou que na Unidade Básica de Saúde (UBS)  do Carrasco há carências na oferta de serviços, principalmente no que se refere às  especialidades médicas - um problema enfrentado em quase toda a rede municipal.

Outra necessidade é o acesso da população à programas e políticas públicas para preservação da memória e tradição do povo quilombola. 

“São duas vertentes extremamente necessárias: saúde e cultura local. Não há como negligenciar o desenvolvimento de uma comunidade, sem que haja o bom funcionamento desses dois aspectos. E, nesse caso, é bom lembrar que desde 2008, o Carrasco recebeu a certificação da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura (MinC), como sendo ambiente remanescente dos quilombos. Por isso, tem o direito de preservar suas tradições”, pontuou Adriano Targino.