Arapiraca

Complexo Tarcizo Freire realiza ação de controle e prevenção a Leishmaniose

A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a prevenção à doença infecciosa

Por 7 segundos com Assessoria 03/08/2020 08h08
Complexo Tarcizo Freire realiza ação de controle e prevenção a Leishmaniose
A ação faz parte do “Agosto Verde” - Foto: Assessoria

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em parceria com a clínica Pet Aki deu início a Campanha de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral. A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a importância da prevenção à doença infecciosa.

O serviço é ofertado a animais em situação de vulnerabilidade que passam pela triagem com teste sorológico, com o resultado negativo, inicia o protocolo de vacinação, que consiste em 3 doses, com intervalos de 21 dias.

O médico veterinário Dr. Daniel Tenório ressaltou que o Estado de Alagoas, principalmente as comunidades mais carentes vem sofrendo com essa doença, que é uma zoonose, ou seja, é transmitida aos seres humanos.

Tenório ainda falou que um outro problema vem crescendo, é o aumento de cães abandonados nas ruas da cidade e, que muitas pessoas têm assumido a responsabilidade de acolher esses animais, muitos deles com diversos problemas de saúde, tratam para depois colocá-los para adoção.

“A ação que estamos relizando tem como objetivo imunizar alguns desses animais reduzindo as possibilidades de avanço dessa doença, protegendo a eles e as pessoas que cuidam deles”, concluiu.

A doença


A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. A transmissão acontece quando os mosquitos fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.


Os principais sintomas da doença são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.