Cidades

[Vídeo] Falta de pavimentação e cratera da prefeitura deixam rua intransitável em Arapiraca

Moradores do bairro Arnon de Mello dizem que não sabem mais a quem recorrer para resolver problema

Por 7Segundos 03/08/2020 12h12 - Atualizado em 03/08/2020 12h12
[Vídeo] Falta de pavimentação e cratera da prefeitura deixam rua intransitável em Arapiraca
Cratera aberta pela prefeitura para resolver problema há 5 meses deixa rua intransitável - Foto: reprodução

“Parece que a gente não faz parte de Arapiraca. Fomos abandonados, esquecidos. Já fizemos de tudo que podíamos fazer: pedidos aos gestores, abaixo-assinados e denúncias nas redes sociais. Nada surtiu efeito”, desabafa Bruna Barbosa, moradora do bairro Arnon de Mello.

A rua João Gomes de Oliveira, onde ela reside, está tomada por crateras, uma delas - com mais de três metros de profundidade e pelo menos dez metros de extensão - aberta pela própria prefeitura, para solucionar um vazamento da rede de esgoto abaixo do solo, como é possível ver no vídeo gravado por outro morador da mesma rua.

Em alguns trechos, como o localizado em frente à Associação de Cabos e Soldados, estão intransitáveis e a morada, que está grávida, já teve que atravessar duas quadras no meio da lama a pé, para chegar à pista e pegar um carro de aplicativo porque não conseguiu tirar o próprio carro da garagem.

Segundo Bruna, devido a falta de pavimentação das ruas, todos os anos, no período chuvoso, os moradores da região enfrentam dificuldades para se deslocar. O problema, no entanto, ficou ainda pior desde que a prefeitura abriu o buraco, porque o vazamento do esgoto de um conjunto habitacional localizado nas proximidades estava fazendo com que o solo cedesse em alguns pontos da rua, provocando a abertura de crateras, algumas delas bem próximo a residências.

O problema, no entanto, não foi resolvido e o buraco feito pela prefeitura não foi fechado até a data de hoje. O vizinho de Bruna que gravou o vídeo relata a situação dos moradores, que enfrentam dificuldade de passar pelo local até mesmo a pé. Ele mostra também que o buraco avança até a rua principal, provocando o estreitamento da pista e fazendo com que, no trecho seja possível passar apenas um carro de cada vez.

No vídeo, ele fala ainda sobre uma moradora, que é motorista de aplicativo, que deixa o carro estacionado na pista durante a noite porque não consegue chegar até a garagem de casa.

Os problemas, no entanto, vão além das dificuldades de tirar o carro da garagem. Os moradores precisam também caminhar pisando no barro mole até uma das ruas laterais para botar o lixo fora, porque o caminhão de coleta não está passando.

“Na verdade, ele não está passando direito nem nas outras ruas. Tem dias que passa, outros não. Não tem regularidade e, por conta disso, tem alguns pontos que ficam com lixo acumulado por dias. Junta o lixo mais o matagal e as chuvas e isso está levando ao surgimento de ratos e cobras. Até um filhote de jacaré já apareceu aqui perto”, relata Bruna, se referindo a um animal que foi encontrado “passeando” em uma das ruas próximas no mês de abril. Os moradores conseguiram capturar o filhote em uma caixa e o Corpo de Bombeiros levou o animal embora.

Pavimentação


O bairro Arnon de Mello é um dos contemplados no projeto de pavimentação da cidade de Arapiraca. As obras, no entanto, foram executadas apenas em parte do bairro, deixando a situação dos moradores da rua João Gomes de Oliveira e das paralelas ainda mais complicadas.

“Como as ruas de cima foram calçadas, quando chove, a água vem de enxurrada para cá. Teve um morador que quase perdeu o carro por conta disso. O veículo ficou atolado por conta do barro e dos buracos e quando choveu alagou tudo e a água quase leva o carro embora”, conta a moradora.

Ela conta que meses atrás, antes de a prefeitura descobrir que as crateras que surgem na rua são provocadas por vazamento no sistema de esgoto, uma casa vizinha a dela, na esquina, quase foi tomada por uma das crateras. A prefeitura reforçou o local com a colocada de canos de concreto e passou a máquina e colocou barro em outras crateras que existiam na rua.

“Só que quando choveu, o problema ficou pior que antes, caminhões atolaram e o carro da coleta de lixo quase virou. Depois disso, os moradores voltaram a prefeitura para pedir uma solução e eles disseram que estavam fazendo uma licitação de emergência para resolver a situação. Só que isso foi dois meses atrás e até agora ninguém apareceu. Em período que os políticos começam as campanhas, nós fomos esquecidos pelo poder público”, reclamou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e está aguardando resposta.