Arapiraca

Jario Barros solicita que Rogério Teófilo distribua medicamentos para diabetes e hipertensão

O vereador defende que os medicamentos sejam distribuídos por mais 90 dias

Por 7 segundos com Assessoria 02/08/2020 07h07 - Atualizado em 02/08/2020 12h12
Jario Barros solicita que Rogério Teófilo distribua medicamentos para diabetes e hipertensão
Jario Barros presidente da Câmara Mumicipal - Foto: Assessoria

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Jario Barros, disse que vai solicitar ao prefeito Rogério Teófilo que, através da Secretaria Municipal de Saúde, estenda por no mínimo 90 dias a entrega de medicamentos no CRIA e nos postos de saúde, para pacientes com diabetes, hipertensão arterial e medicamentos de uso controlado. Essa solicitação será feita esta semana.

Ele justifica o pedido, ao tomar conhecimento de uma pesquisa publicada no periódico científico Diabetes Research and Clinical Practice, que publicou uma edição especial com trabalhos realizados sobre covid-19 em vários países, no Brasil, comprovando que 1.701 brasileiros com diabetes tiveram seu o estilo de vida alterado, devido ao receio de serem infectados pelos vírus, pois deixaram de ir buscar seus medicamentos.

“O que me chamou a atenção foi o fato de que segundo a pesquisa, 79% dos pacientes não receberam seus medicamentos e insumos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o período de 90 dias”.

Ele concorda que essa seria a principal medida para proteger essa população para evitar saídas mensais de casa para retirar medicamentos e se expor ao risco de contágio no transporte, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde ou farmácias públicas), principalmente os idosos.

Jário Barros ressalta ainda o receio que familiares de pessoas do grupo de risco têm, por conta do contágio, já que são obrigadas a irem aos postos de saúde e desta forma se contaminarem e assim trazerem o vírus para dentro de casa e transmitir para os demais familiares, inclusive a quem desejam ajudar.