Serviços

Instituto de Identificação tem ainda 2 mil identidades para entregar em Arapiraca

Nesta quinta (30), devido a pouco movimento, o atendimento é praticamente imediato

Por 7Segundos com Ascom Instituto de Identificação 30/07/2020 11h11 - Atualizado em 30/07/2020 11h11
Instituto de Identificação tem ainda 2 mil identidades para entregar em Arapiraca
Espaço montado para entregar carteiras de identidade está praticamente vazio nesta quinta (30) - Foto: Ascom Instituto de Identificação

O mutirão promovido pelo Instituto de Identificação para entregar carteiras de identidade em Arapiraca acaba nesta sexta (31) e ainda há cerca de dois mil documentos à espera de seus titulares na arena montada no ginásio da Escola Izaura Antônia de Lisboa, mais conhecida como Epial.

Segundo informações de servidores, devido ao baixo movimento, nesta quinta-feira (30), o atendimento tem sido praticamente imediato e, em cerca de três minutos o titular já sai do local com seu documento em mãos. O atendimento prossegue até às 16h. Amanhã, na última chance de pegar o documento até que a Central Já do município volte a funcionar, o atendimento vai de 9h às 16h.

O Instituto de Identificação está promovendo, desde a terça, o mutirão para entregar cerca de 5 mil documentos de identidade que foram solicitados entre os anos de 2019 e 2020 em Arapiraca e que os titulares não conseguiram pegar devido a suspensão do atendimento no Já, em decorrência da pandemia do coronavírus. O atendimento da Arena Cidadã é exclusivo para a entrega de documentos e somente quando o Já voltar a funcionar é que novas solicitações de documentos podem ser feitas.

As pessoas que não buscarem os documentos provavelmente só terão nova chance depois que o órgão estadual voltar a fazer atendimento ao público. A entrega dos documentos era um pleito de muitas pessoas que estavam com dificuldade em receber o Auxílio Emergencial e de estudantes que irão fazer o Enem.

Para que o atendimento aconteça sem risco de contaminação, o Instituto de Identificação adotou uma série de medidas sanitárias, como distribuir os documentos em um grande número de guichês, separados pela letra do primeiro nome, marcações na fila, respeitando o limite de distância e oferecimento de álcool em gel.

A retirada do documento pode ser feita pelo titular, com a entrega do protocolo de atendimento, ou por uma pessoa indicada por ele. Essa pessoa deverá levar a original de seu próprio RG, o protocolo de atendimento e a certidão original de nascimento ou de casamento da pessoa que ele representa.

Ao chegar na Arena Cidadã, o acesso é restrito a uma pessoa por família e o uso de máscara é obrigatório. Antes de se dirigir aos guichês, um técnico fará a aferição da temperatura corporal. No local, há ainda uma ambulância do Corpo de Bombeiros, para casos de emergência.