Economia

Fase laranja vai permitir abertura de cerca de 90% das lojas no Centro de Arapiraca

Projeto Centro Seguro afirma que estabelecimentos estão prontos para atender clientes com segurança

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 29/07/2020 11h11 - Atualizado em 29/07/2020 12h12
Fase laranja vai permitir abertura de cerca de 90% das lojas no Centro de Arapiraca
Mesmo na fase vermelha, movimento no Centro de Arapiraca era intenso - Foto: Arquivo/ 7Segundos

A fase laranja da reabertura das atividades econômicas de Arapiraca deve contemplar cerca de 90% das lojas de varejo do município, sem levar em consideração o shopping, que só deve reabrir nas últimas fases da retomada econômica. Segundo o Sindilojas, a grande maioria dos estabelecimentos que trabalham com confecções, calçados, presentes, além de salões de beleza e barbearia, tem menos de 400 metros quadrados de área.

“Por alto, a gente pode dizer que aqui em Arapiraca, os estabelecimentos cuja área é maior que a permitida são as lojas de materiais de construção, que já tinha permissão para funcionar, e as lojas que vendem móveis e eletrodomésticos e algumas das lojas localizadas na praça Marques e na praça Manoel André. Podemos dizer com segurança, que 10% ou menos é que podem ficar fora da fase laranja”, afirmou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.

Para essa minoria, de acordo com ele, existe uma alternativa, que foi implantada por estabelecimentos no Sul do país com a aprovação dos órgãos fiscalizadores. “As lojas que tem mais de 400 metros quadrados de área podem reduzir a área de venda e, assim se adequar para funcionar na fase laranja. No Sul, lojas que instalaram barreiras de algum tipo e fizeram adaptações necessárias para delimitar a área que os clientes tem acesso, puderam funcionar nas primeiras fases da reabertura do comércio. Os órgãos entenderam que eles estavam cumprindo os requisitos”, ressaltou.

O decreto municipal que vai regulamentar como o comércio irá funcionar na fase laranja está sendo aguardado pelos comerciantes de Arapiraca para o meio dia desta quarta-feira (28). A expectativa é de que a reabertura seja imediata e que a prefeitura atenda o pleito dos comerciantes para que o horário de funcionamento das lojas seja de 9h às 17h de segunda a sexta e de 9h às 12h aos sábados, uma hora a mais que o comércio de Maceió, segundo o empresário Gustavo Temoteo, que integra a comissão do projeto Centro Seguro.

“Uma das particularidades do comércio de Arapiraca é que o transporte alternativo começa a trazer pessoas de cidades vizinhas muito cedo, e como lanchonetes, restaurantes e bares ainda não podem funcionar, quem vem de fora não pode contar com esse suporte. Se o comércio de Arapiraca abrisse apenas às 10h, muita gente deixaria de vir porque chegaria no Centro e iria ter que esperar até o horário em que as lojas abrem”, explicou.

Centro Seguro

Segundo ele, assim que o decreto municipal for divulgado, o Centro Seguro deve fazer uma grande ação de mídia para mostrar que os estabelecimentos estão prontos para atender os clientes com segurança.

“A gente entende que para fazer a retomada do comércio de maneira segura, o conjunto poder público, empresários e população devem funcionar de forma harmônica. O poder público orientando a população, fiscalizando se as determinações sejam cumpridas; o empresariado adotando as medidas de segurança no atendimento aos clientes e a população consciente de que também precisa fazer a sua parte”, declarou.

Temoteo afirma que os estabelecimentos comerciais que poderão reabrir na fase laranja estão se preparando com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, barreiras de acrílico e funcionários usando equipamentos de proteção individual para dar segurança aos clientes e que a fase laranja é “vitória parcial” do comércio.

“Somos solidários com os empresários de bares, restaurantes e lanchonetes que não podem abrir as portas para atender os clientes neste momento e estamos juntos com eles e com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes] na luta pela retomada das atividades”, ressaltou.