Saúde

Consultas odontológicas diminuem 80% durante a pandemia

De acordo com o estudo, as regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste

Por Assessoria 27/07/2020 15h03
Consultas odontológicas diminuem 80% durante a pandemia
Campanha "Todos pela Odontologia" busca alternativas para a manutenção dos cuidados com a saúde bucal - Foto: Pixabay

As consultas odontológicas na rede pública de saúde diminuíram em 80% durante a pandemia. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas, que ouviu 3 mil profissionais do país, entre os dias 15 e 24 de maio. De acordo com o estudo, as regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste. E, para tentar encontrar alternativas para manter os cuidados com a saúde bucal da população, foi lançada recentemente a campanha Todos Pela Odontologia. 

O projeto é organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO) e está sendo conduzido com o apoio de sindicatos, profissionais e empresas do setor.

O movimento tem como objetivo auxiliar os profissionais da área em várias frentes, como biossegurança e também administrativa/financeira. A campanha apresenta lives e materiais reforçando a importância da saúde bucal durante o período de pandemia.

Um dos materiais distribuídos foi o Manual de Biossegurança, produzido pela Neodent durante o movimento #ContaComigo, que envolveu diversos profissionais ao longo dos últimos meses. A empresa, líder em implantes dentários no Brasil, dá apoio científico à campanha Todos pela Odontologia. 

Segundo o gerente de novos produtos e prática clínica da Neodent, Sérgio Bernardes, que também faz parte do comitê científico da campanha, esse tipo de ação é de extrema importância, tanto para o profissional quanto para o paciente. “Em momento de pandemia, é de extrema importância continuar cuidando da saúde bucal. Campanhas como essa ajudam a conscientizar a população e os profissionais sobre métodos de segurança para seguir com os atendimentos. Sempre lembrando das recomendações de prevenção contra o coronavírus”, diz.