Educação

Presidente do Sinteal considera novo Fundeb uma vitória e possível volta às aulas um tema complexo

Na avaliação de Paulo Henrique, a volta aulas na rede municipal não pode ser uma decisão unilateral

Por 7 segundos 24/07/2020 15h03
Presidente do Sinteal considera novo Fundeb uma vitória e possível volta às aulas um tema complexo
Sede do Sinteal em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/7segundos

“Consideramos como uma vitória para a educação,” avaliou o presidente do Núcleo Regional do Sinteal, professor Paulo Henrique, sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Sobre a volta as aulas, declarou ser uma situação muito complexa e requer bastante cuidado.

Ainda sobre a PEC, a mesma eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. A Emenda segue para o Senado. “Poderíamos ter avançado mais. Mais dentro da conjuntura o novo Fundeb tende a promover uma melhora na educação. Agora vamos acompanhar o debate no senado Federal, enfatizou Paulo Henrique.”

Aulas


Recentemente aconteceram reuniões por vídeo conferência para debater uma possível retomada de aulas presenciais na rede municipal de Arapiraca e, também, foi desenvolvida uma pesquisa sobre o assunto. Na avaliação do presidente do Sinteal, é um tema bastante complexo e uma decisão que não pode ser unilateral da gestão municipal. “Precisa ser discutida com o sindicato e com os diversos setores da sociedade”, afirmou.

“É algo ainda sem previsão, vale lembrar que em nossa região a pandemia ainda está intensificada e o ambiente escolar é muito complicado. Devemos ter bastante cuidado e não retornaremos sem que se tenha um protocolo, estrutura e uma situação que garanta a segurança de alunos e trabalhadores da educação”, concluiu.