Arapiraca

[Vídeo] "Foi muito difícil ver os dois entrando no hospital”, relata filha de pais idosos que testaram positivo para covid-19

Na família cerca de 15 pessoas já se contaminaram com o coronavírus

Por 7segundos 24/07/2020 06h06 - Atualizado em 24/07/2020 06h06
[Vídeo] 'Foi muito difícil ver os dois entrando no hospital”, relata filha de pais idosos que testaram positivo para covid-19
Maria de Lourdes e José Pedro curados juntos da covid-19 - Foto: Arquivo familiar

Mesmo com todos os cuidados de higienização, isolamento social não foi possível evitar que o casal de idosos, José Pedro Vieira, 65, e Maria de Lourdes Vieira, 63, fosse contaminado pelo coronavírus. A boa notícia é que eles conseguiram a cura e receberam alta do Hospital Regional de Arapiraca no mesmo dia.

Em contato com o Portal 7Segundos, a filha mais velha do casal, Ana Cristina Vieira contou os momentos de medo e o que essa experiência causou, ou melhor ainda está causado à família. Cerca de 15 pessoas foram contaminadas e alguns ainda estão em tratamento da covid-19.

Ana Cristina contou que logo nos primeiros meses da pandemia quando ainda não havia dados oficiais de contaminados em Arapiraca, ela e os outros quatro irmãos, decidiram que era melhor isolar os pais do contato com outras pessoas.

O casal mora no bairro Cacimbas, em Arapiraca, e foi levado para uma chácara na comunidade Pau Ferro, em Craíbas.

" Meus pais criam duas netas e eu até coloquei internet lá na chácara para que minhas sobrinhas pudessem assistir as aulas online", explicou Ana Vieira.

Mas todo esse esforço da família em providenciar o isolamento dos pais idosos não foi suficiente, pois o casal foi contaminado.

Momento que o casal de idosos chega em casa e cumprimenta os vizinhos 

Ana Vieira explica que a mãe é cardiopata e após a cirurgia cardíaca precisa tomar a cada 21 dias uma injeção como parte do tratamento cardíaco. O pai já tinha um edema pulmonar decorrente de outra complicação respiratória, e, portanto, estavam mais suscetíveis às complicações da covid-19.

Durante esse período de pandemia dona Maria de Lourdes saiu para tomar as injeções na Unidade Básica de Saúde (UBS) e pode ter sido contaminada nesse trajeto.

A filha acredita que outra possibilidade do contágio pode ter sido às idas ao mercadinho da zona rural para comprar algum alimento que faltava.

"A gente fazia a feira mensal e levava para eles, mas como estávamos aqui na cidade, se faltava algo, eles saiam para comprar", lamentou Ana Vieira.

Para a família, o momento mais difícil foi quando eles começaram a sentir os sintomas e após a realização do teste, o resultado foi positivo. José Vieira e Maria de Lourdes foram internados no mesmo dia no hospital.

"Foi muito difícil ver meu pai e minha mãe chorando e dizer que o medo era entrar no hospital e não sair vivo. Foi o momento mais dolorido de toda a minha vida. Mas com fé seguimos firmes acreditando na cura deles", relatou.

Vó Olindina e outras 14 pessoas da família também tiveram covid-19

Vó Olindina e outras 14 pessoas da família também tiveram covid-19

Além de lidar com o tratamento dos pais, Ana também teve que enfrentar o coronavírus dentro da própria casa: ela, a filha e dois irmãos testaram positivo para a covid-19.

A vó materna de 86 anos, sobrinhos e outros membros da família também foram contaminados pela doença.

“A gente estava preocupado com meus pais e minha avó porque são mais idosos, e ao mesmo tempo tratando os que estavam doentes em casa”, foi um sufoco.

A melhor notícia para toda a família foi saber que a vó e os pais receberam a alta hospitalar curados da covid-19 após quatro dias de internação. Reunimos os cinco filhos e nove netos e fomos buscá-los no hospital.

“ Foi uma emoção muito grande ver os dois juntos sorrindo e felizes após àqueles dias tão angustiantes”, contou emocionada.

De toda essa experiência vivida com 15 familiares contaminados, dentre eles, 7 netos do casal de idosos, Ana Vieira disse que a união, o esforço e a fé de todos da família foram muito importante durante o tratamento.

Ela faz uma observação importante que os órgãos de saúde não orientam as famílias que tem pacientes acometidos pela covid-19: “quem deve levar o paciente para hospital é uma pessoa da família que já teve a doença, pois já tem os anticorpos para a doença. Geralmente vão parentes que acabam se contaminando também”, alertou

Ana Vieira finalizou dizendo que a família vai seguir agradecendo a Deus pela cura da família e pedindo para que os outros pacientes possam ser curados.