Geral

Unirb Arapiraca recrimina aluna por alimentar animais abandonados e diz que campus “não é canil”

Após revolta nas redes sociais, a faculdade apagou a postagem no Instagram

Por 7Segundos 21/07/2020 19h07 - Atualizado em 21/07/2020 19h07
Unirb Arapiraca recrimina aluna por alimentar animais abandonados e diz que campus “não é canil”
Faculdade Unirb em Arapiraca - Foto: divulgação

Uma postagem publicada no Instagram oficial da faculdade Unirb Arapiraca, no sábado (18), gerou revolta nas redes sociais. A instituição recriminou uma estudante por alimentar animais abandonados no campus, e também disse que o local “não é canil”.  

A instituição bloqueou os comentários na postagem, mas não impediu uma grande revolta da comunidade acadêmica, e da sociedade em geral, que compartilharam a publicação, e denominaram a atitude como “absurda, repugnante e desprezível”. Após repercussão negativa nas redes sociais, a postagem foi apagada nesta terça-feira (21).

Na nota intitulada “Chamando a Responsabilidade”, a Unirb diz que repreendeu uma aluna “por estar trazendo alimentos para cães de rua para o ambiente de faculdade”.

A faculdade diz ainda que “tal conduta demonstra a típica irresponsabilidade deste falsos cuidadores de animais”, e que a instituição “não é canil para criação de cães soltos e, muito menos, hospedeira de doenças que cães sem origem poderá causar aos humanos”.

Em tom de ironia a nota diz também que “chamamos a senhora Sandriele, que se exibe como cuidadora de cães de rua para que, se realmente deseja fazer este ato de benevolência, que leve estes animais para a sua residência e lá possa cuidar, com a vigilância que se faz necessário, já que escola não é ambiente para hospedaria de cães de rua não vacinados, sem identificação de origem e que em razão disto, se torna ameaça à saúde coletiva de toda a comunidade acadêmica”.

A faculdade, que mantém em sua grade um curso de medicina veterinária, disse que “estará solicitando sim ao órgão competente do município para que faça a apreensão destes animais sem origem definida”.

A Unirb afirma ainda que vai solicitar que os órgãos notifiquem “a senhora noticiante para que faça a adoção formal destes animais e os abrigue em sua residência, como deve ser a conduta de qualquer cidadão com o mínimo de responsabilidade”.

O 7Segundos tentou contato com a instituição,mas não obteve resposta.

Veja a postagem na íntegra:

Fomos surpreendidos com uma postagem irresponsável, de uma estudante, nas redes sociais. Esta foi repreendida por estar trazendo alimentos para cães de rua para o ambiente de faculdade.

Tal conduta demonstra a típica irresponsabilidade deste falsos cuidadores de animais, que sem nenhuma cautela, se acha no direito de acumular cães sem origem definida e os cuidados necessários, pondo em risco a saúde dos estudantes, funcionários e professores.

A IES não é canil para criação de cães soltos e, muito menos, hospedeira de doenças que cães sem origem poderá causar aos humanos.

Assim, chamamos a senhora Sandriele, que se exibe como cuidadora de cães de rua para que, se realmente deseja fazer este ato de benevolência, que leve estes animais para a sua residência e lá possa cuidar, com a vigilância que se faz necessário, já que escola não é ambiente para hospedaria de cães de rua não vacinados, sem identificação de origem e que em razão disto, se torna ameaça à saúde coletiva de toda a comunidade acadêmica.

Reiteramos que os animais que serão criados para atender ao curso de veterinária e zootecnia, estes aguardando ato do MEC para a oferta, serão alocados em local próprio para a oferta, serão alocados em local próprio, com os cuidados necessários e vigilância apropriada.

Aos voluntários que estão pondo a saúde da comunidade acadêmica em risco de doenças, entre elas a raiva, fatal para os contaminados, advertimos que não será tolerado dentro do ambiente privado da IES qualquer conduta que ponha em risco a saúde coletiva.

Assim, informamos que a UNIRB Arapiraca estará solicitando sim ao órgão competente do município para que faça a apreensão destes animais sem origem definida e ou segurança quanto a sua sanidade e que uma vez diagnosticado como saudáveis, que notifique a senhora noticiante para que faça a adoção formal destes animais e os abrigue em sua residência, como deve ser a conduta de qualquer cidadão com o mínimo de responsabilidade.
@rede.unirb.