Geral

Casal faz limpeza da ETA Cardoso e garante qualidade da água para bairros de Maceió

Procedimento é importante para que decantadores funcionem adequadamente

Por 7Segundos, com assessoria 21/07/2020 11h11 - Atualizado em 21/07/2020 11h11
Casal faz limpeza da ETA Cardoso e garante qualidade da água para bairros de Maceió
Decantadores da ETA do Sistema Catolé-Cardoso foram limpos pela Casal - Foto: Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) efetuou uma limpeza dos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Catolé-Cardoso, situada no bairro Bebedouro, em Maceió. A medida é importante para garantir o funcionamento adequado dessas estruturas, que recebem a água ainda em estado bruto vinda do manancial.

Com a limpeza, a Casal também garantiu a continuidade da qualidade da água, que além da decantação nos decantadores passa por outras etapas de tratamento, como coagulação, floculação, filtração e adição de produtos químicos.

A ETA do Sistema Catolé-Cardoso abastece cerca de 15% da cidade de Maceió. Ela produz 1.085 metros cúbicos de água tratada por hora, ou seja, 1.085.000 litros a cada hora, beneficiando toda a região da orla lagunar, Bebedouro e Chã de Bebedouro. A unidade foi construída entre 1947 e 1950, portanto, beneficia parte da população de Maceió há mais de 70 anos.

A ação de limpeza dos decantadores da ETA foi coordenada pela Superintendência de Logística e Suprimentos (Sulos), por meio de sua Gerência de Serviços Auxiliares e Arquivo (Gesea), e pela Superintendência Técnica (Sutec), por meio da Gerência de Produção e Desenvolvimento Operacional (Gedop) e Supervisão de Controle Operacional e Manutenção da Macromedição (Supcop), com apoio da mão de obra de reeducandos que trabalham na Companhia a partir de um convênio entre a Casal e a Secretaria de Ressocialização e Reinserção Social (Seris).