Política

[Vídeo] Fabiana Pessoa exige que Câmara se posicione sobre ausências do prefeito de Arapiraca

Vice-prefeita afirma que Teófilo não tem cumprido dever como gestor

Por 7Segundos 20/07/2020 11h11 - Atualizado em 20/07/2020 14h02
[Vídeo] Fabiana Pessoa exige que Câmara se posicione sobre ausências do prefeito de Arapiraca
ViCe-prefeita protocolou requerimento que pede providências à Câmara - Foto: divulgação

Atualizada às 13h40

A vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) protocolou, na manhã desta segunda-feira (20), requerimento na Câmara de Vereadores denunciando as reiteradas ausências do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em Arapiraca. No documento, entregue pessoalmente ao presidente Jario Barros (PROS), Pessoa pede que o Legislativo se posicione e tome providências sobre a possível infração político-administrativa cometida pelo gestor municipal. 

Para o 7Segundos, Fabiana Pessoa revelou que há 17 dias Rogério Teófilo não aparece no Centro Administrativo e nem cumpre compromissos da gestão, dois dias a mais do que estabelece a Lei Orgânica Municipal, que define que caso o prefeito precise se ausentar das atividades por mais de 15 dias, deve encaminhar pedido de licença à Câmara de Vereadores e dar posse interinamente ao vice-prefeito.

"A última aparição do prefeito foi no dia 03, acompanhado do deputado Marx Beltrão, na visita de uma obra. E essas ausências vem acontecendo sucessivamente, em plena época de pandemia. Se ele não está podendo trabalhar por motivo de foro íntimo, que dê a mim oportunidade de trabalhar, pois fui eleita junto com ele e tenho direito, como vice-prefeita", declarou. 

Em vídeo, Fabiana Pessoa afirma que as constantes ausências de Teófilo na prefeitura têm deixado a administração "a desejar" e relatou reclamações da população à respeito dos serviços públicos, como coleta de lixo, iluminação pública e saúde. No documento, ela ressaltou que a cidade está abandonada pela gestão municipal.

 “Ao invés de agir politicamente, o gestor deveria agir em prol da cidade de Arapiraca, que segue no abandono. Se por conta do problema de saúde o gestor está impossibilitado de trabalhar, na condição de vice-prefeita estou a disposição para cumprir meu papel, por assim como ele também fui eleita pelos arapiraquenses”, declarou.

As ausências de Rogério Teófilo na prefeitura de Arapiraca se tornaram frequentes um ano atrás, principalmente depois que ele revelou estar fazendo um tratamento de saúde devido entupimento de canal que liga o pâncreas ao fígado, mas, no mês de dezembro, revelou estar curado e ter encerrado o tratamento. Meses atrás, no entanto, o prefeito voltou a passar longos períodos sem pisar no Centro Administrativo e chegou a fazer reuniões por meio de teleconferência com os secretários, que estavam na sede do administrativo, em decorrência da pandemia.