Justiça

TJAL já viabilizou cerca de 70 sessões virtuais de julgamento

Modelo tem gerado economia e contribuído para o aumento da produtividade do Tribunal de Justiça

Por TJAL 17/07/2020 16h04
TJAL já viabilizou cerca de 70 sessões virtuais de julgamento
Diretor José Baptista Neto (em pé) acompanha a realização das sessões virtuais do TJAL - Foto: Reprodução TV Tribunal

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) viabilizou cerca de 70 sessões virtuais de julgamento desde o início do regime de teletrabalho, em março deste ano.

As sessões do Pleno, das Câmaras Cíveis e Criminal do TJAL, além do Conselho da Magistratura, são monitoradas por técnicos do setor, que viabilizam ainda as sustentações orais dos advogados. 

"O Tribunal de Justiça de Alagoas é uma referência nacional no que diz respeito à videoconferência e ao processo eletrônico. Vários estados já entraram em contato, espantados com a possibilidade de tantos advogados poderem fazer sustentação oral de maneira virtual. Há sessões com a participação de mais de 20 advogados", afirmou o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista Neto.

O advogado Felipe Rebelo elogiou a atuação da Diati. Segundo ele, os profissionais têm recebido todo o suporte necessário dos técnicos da Diretoria. "Vem sendo algo muito produtivo para os advogados. Nessa época de pandemia em que o distanciamento é recomendado, esse tipo de mecanismo atende a contento as necessidades de celeridade dos processos".

Na avaliação do presidente do TJAL, Tutmés Airan, as sessões virtuais trazem economia para a Corte e conforto para os envolvidos. "Evita, por exemplo, que o advogado tenha que vir de São Paulo ou do Rio para sustentar aqui. Ele pode fazê-lo de seu escritório ou de sua casa. Os desembargadores também podem julgar de qualquer local". 

Tutmés Airan afirmou que o modelo virtual vem possibilitando o aumento da produtividade do Judiciário estadual. "Estamos obtendo números impressionantes. A ideia é que, mesmo após a pandemia, as sessões ocorram, majoritariamente, por videoconferência. Aqui e acolá vamos intercalar uma ou outra presencial", ressaltou.