Saúde

Governador garante mais 40 leitos hospitalares para Arapiraca até domingo

Serão mais 10 leitos de UTI no HEA e outros 30 no hospital de campanha

Por 7Segundos 16/07/2020 10h10
Governador garante mais 40 leitos hospitalares para Arapiraca até domingo
Governador Renan Filho apresentou análise epidemiológica à imprensa - Foto: Márcio Ferreira

Até o próximo domingo, dia 19, Arapiraca poderá contar com mais 40 leitos para atender pacientes com Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho (MDB) durante coletiva na noite de terça-feira (14).

Segundo ele, serão mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital de Emergência do Agreste e outros 30 leitos clínicos no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima. Além disso, o governador anunciou também mais leitos no município de Santana do Ipanema, sem informar a quantidade.

O governador afirmou que, apesar das regiões epidemiológicas que compreendem a capital e município do Norte do Estado apresentarem uma redução no número de casos, as demais regiões - citando especificamente Agreste, Sul e Vale do Mundaú - têm apresentado comportamento instável, com semanas epidemiológicas com redução de óbitos, seguidas por outras com aumento. 

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que o Estado prefere não se acomodar no cenário em que a demanda por internações têm sofrido diminuição. “Estamos trabalhando conforma e orientação do governador para ampliar a quantidade de leitos até porque a maioria deles ficarão na rede hospitalar mesmo depois da pandemia. A gente não está se acomodando com esse cenário de suposta tranquilidade”, afirmou.

Durante o mês de março, o Estado abriu um total de 1.304 leitos hospitalares. São mais 268 leitos de UTI, 51 leitos intermediários com respiradores e 985 leitos clínicos. Atualmente, segundo dados apresentados na coletiva, há 506 pacientes de Covid-19 internados em Alagoas.

“Mas já tivemos mais de 700”, declarou Renan Filho/ “Estamos sentindo o arrefecimento da pandemia como um todo. Estamos verificando, semana a semana, a redução no número de mortes, de casos ativos e do uso da capacidade hospitalar”, disse.

Por várias vezes, durante a coletiva, o governador enfatizou a necessidade de a população continuar cumprindo as medidas de distanciamento social, higiene pessoal e de uso de máscara. Ele justificou que “é muito importante para que os números possam continuar caindo em Alagoas”. 

E, apesar de manter Arapiraca e outras regiões epidemiológicas na zona vermelha, Renan Filho disse ter convicção que nas próximas semanas, o número de óbitos deve permanecer estabilizado ou em queda. Ele justificou que há semanas não houve aumento na quantidade de casos ativos - que contabiliza apenas a quantidade de pessoas que estão com o vírus no momento, diferente de casos confirmados, que somam todas as pessoas que estiveram doentes desde o início da pandemia. E como o número de casos ativos permanece estável, a tendência é que o número de óbitos ou fique estável ou reduza.

“Pode-se dizer que o pico da pandemia já passou. Tivemos semanas epidemiológicas com cem mortes, na última tivemos apenas 33”, declarou.

Divergência de informações

O secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres também deu uma explicação para a divergência de dados informados nos boletins epidemiológicos da Sesau, com as informações divulgadas pelos municípios, que geralmente trazem um número maior de casos confirmados. Ele afirmou que os boletins do Estado utilizam os dados informados pelos municípios no e-SUS, sistema do Ministério da Saúde, que é abastecido pelos municípios. Conforme o secretário, nem sempre os municípios alimentam o sistema na mesma velocidade em que os casos são contabilizados.

“Há divergência também de dados porque muitos testes negativo ou falsos positivos também são descartados no sistema. Mas o mais importante é que isso não atrapalha a análise epidemiológica feita pelo Estado. O estudo é baseado nos casos confirmados e em investigação”, ressaltou.