Política

Veto do TSE ao uso de biometria nas eleições e mais da tarde de 15 de julho

O veto do uso da biometria nas eleições para diminuir as chances de contaminação

Por CNN Brasil 15/07/2020 14h02
Veto do TSE ao uso de biometria nas eleições e mais da tarde de 15 de julho
Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

Eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou o uso da biometria nas eleições 2020 após recomendação de infectologistas. Segundo especialistas, a biometria pode aumentar as chances de infecção, já que o leitor da digital não pode ser higienizado com frequência e facilita as aglomerações, porque o uso da tecnologia na votação causa demora e filas nas seções.

Ministério da Saúde

O Brasil completa dois meses sem ministro da Saúde e cresce a pressão para a escolha de um nome em defintivo para comandar a pasta. O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, deve deixar o ministério definitivamente após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolher o titular efetivo, segundo apuração do colunista de política Igor Gadelha, da CNN.

Geddel

O Supremo Tribunal Federal concedeu prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso desde 2017. A decisão foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, devido ao agravamento do estado geral de saúde após Geddel ter contraído o novo coronavírus.

Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a circulação de pelo menos seis linhagens do Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19, nos primeiros meses da pandemia no Brasil. Foram analisadas amostras de 95 pessoas de nove estados e do Distrito Federal, coletadas entre os dias 29 de fevereiro e 28 de abril.

Emprego

Brasil registra aumento de 15% nos pedidos de seguro-desemprego no 1º semestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. É o que mostra o levantamento feito pela produção da CNN, com base em dados do Ministério da Economia. Outro dado que chama atenção é que, comparando o mês de fevereiro, antes da pandemia, e maio, o número de pedidos aumentou em 99% – ou seja – dobrou