Política

Candidato a prefeito de Major Izidoro é acusado de agredir a esposa e tentar matar porteiro

Theobaldo Cintra responde na Justiça por tentativa de homicídio

Por Berg Morais 15/07/2020 18h06
Candidato a prefeito de Major Izidoro é acusado de agredir a esposa e tentar matar porteiro
Theobaldo Cintra, pré-candidato a prefeito de Major Isidoro - Foto: Redes sociais

O vereador e pré-candidato a prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, foi acusado pela esposa de agressão. O fato chegou a ser registrado em Boletim de Ocorrência. Ele também foi denunciado por efetuar disparos de arma de fogo contra o porteiro do prédio em que reside, em Maceió. 

De acordo com o Boletim de Ocorrência 0059-B/09-0673, a vítima relatou a Polícia que convivia, à época, com Theobaldo Cintra há cinco anos e revelou que não foi a primeira vez a ser agredida. 

“Agredida com um soco na região mamária. Declara que essa não foi a primeira vez que o fato ocorrera, que por esse motivo veio a esta delegacia noticiar o fato”, diz um trecho do histórico do BO, registrado no dia 20/07/2009, e que ainda apresenta guia do Instituto Médico Legal (IML) número 364/2009. 

Já o porteiro Benedito da Silva Araújo, foi vítima de tentativa de homicídio. Ele também teve que procurar a Polícia para denunciar a prática criminosa de Theobaldo Cintra. O motivo, segundo a vítima, teria sido porque, devido à chuva, o portão do condomínio estava aberto, o que desagradou o acusado. 

“O morador Theobaldo Cavalcante Lins chegou em seu carro, acompanhado pelo motorista e quando ultrapassou o quebra-mola, parou e, de dentro do carro disse: ‘isso aqui está como um livro aberto’. Então o queixoso disse que tinha ordem para deixar aberto e só fechar quando a água baixasse”, diz um trecho do depoimento do denunciante.

Em seguida, o trabalhador relatou que o acusado sacou uma arma e efetuou disparos contra ele. “O mesmo sacou uma arma de fogo e disparou dois tiros contra a vítima. Que um dos tiros pegou na parede da guarita, uns dois palmos acima da cabeça do noticiante, e o outro, do lado direito do mesmo, atingindo a fechadura da porta”, disse, revelando ainda que teve que correr e se esconder na mata. 

O fato foi registrado no dia 03/05/2014, no 4o Distrito Policial da Capital, através do BO 0004-A/14-0383. No documento, foram citados os nomes de dois moradores que  testemunharam o ocorrido. 

Em consulta ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), é possível constatar dois processos onde Theobaldo Cintra é citado como réu.

O primeiro, cujo número é 0849418-44.2017.8.0 2.0001, tramita como tentativa de homicídio na 7ª Vara Criminal da Capital. A última movimentação foi do dia 11/07/2020. 

O segundo, 0052328-92.2008.8.02.0001 (001.08.052328-6), cujo autor é o banco HSBC BANK BRASIL S.A - Banco Múltiplo, tramita na 3ª Vara Cível da Capital.

A reportagem entrou em contato com Theobaldo Cintra para saber sua versão sobre os fatos registrados na Polícia, mas seu telefone estava fora de área ou desligado.