Saúde

Covid-19: Testes positivos superam os negativos em Arapiraca

Testes realizados no Centro de Triagem Iza Castro, localizado no Ginásio João Paulo II, apresentou números que pode representar um novo sinal de alerta para a população

Por Assessoria 13/07/2020 16h04
Covid-19: Testes positivos superam os negativos em Arapiraca
Central de Triagem Iza Castro, localizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca - Foto: Assessoria

Com uma base de dados diária do número de testes realizados, o Centro de Triagem Iza Castro, localizado no Ginásio João Paulo II, apresentou números que pode representar um novo sinal de alerta para a população de Arapiraca, cidade localizada na Região Metroplitana do Agreste de Alagoas. Pela primeira vez o resultado para positivos superou o de negativos. 

“A quantidade pode parecer pequena, mas pode representar um indicativo de que a população está flexibilizando alguns cuidados, como o uso de máscara e a prática do distanciamento social”, falou a diretora do Centro de Triagem, a enfermeira Jackeline Almeida. 

Os dados começaram a ser coletados em 13 de junho, quando foi inaugurado o espaço. Até o dia 30 do mês passado foram atendidas 5.647 pessoas, com 4.103 testes, dos quais 2792 negativos e 1278 positivos. “A diferença de ambos era maior do que o dobro”, comentou a diretora. 

Nos primeiros 11 dias do mês de julho passaram pelo Centro de Triagem 4046 pessoas, sendo realizados 3008 testes. Desse total, 1484 testaram negativo e 1524 positivo para o coronavírus. “Ainda não chegamos à metade do mês. Portanto se não houver muita cautela e se a população não se prevenir esse número poderá aumentar ainda mais”, alertou Jackeline. 

O Centro de Triagem Iza Castro funciona com atendimento multiprofissional e oferta de testes rápidos para pessoas que apresentem sintomas. Importante ressaltar que os testes apresentam resultados mais precisos quando realizados a partir de 10 dias dos primeiros sintomas. 


“Antes disso os resultados podem ser falso negativos, uma vez que eles avaliam a resposta imunológica do organismo com a produção de anticorpos”, explicou a diretora.