Serviços

[Vídeo] Jovem de São Sebastião que parou de andar devido esquistossomose precisa de ajuda

Dona de casa e mãe de três filhos pequenos perdeu o movimento das pernas há quatro anos

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 13/07/2020 08h08
[Vídeo] Jovem de São Sebastião que parou de andar devido esquistossomose precisa de ajuda
Maria Adriele precisa de ajuda com alimentação, tanquinho de lavar roupas e exames médicos - Foto: cortesia

Há quatro anos Maria Adriele dos Santos, 22, não consegue andar. O verme que provoca esquistossomose está alojado em sua coluna e ela só consegue se deslocar de cadeira de rodas, mas a jovem, que mora em São Sebastião, hoje tem uma preocupação mais urgente: a fome. Sem comida em casa, foi com o marido e os três filhos pequenos, um deles de colo ainda, passar uns dias com a irmã, na zona rural do município.

“É tudo muito difícil. A gente tem aluguel para pagar, conta de água, energia, bujão, comida, meus remédios… meu marido não pode trabalhar porque precisa me ajudar e o benefício que eu recebo do governo não dá pra tudo isso”, conta a jovem.

Sem outra saída, a jovem resolveu apelar para a solidariedade das pessoas. “Estamos precisando de alimentos, leite, fraldas, de qualquer forma que puderem ajudar, nós estamos aceitando porque precisamos muito”, ressaltou.

Maria Adriele afirma que antes da esquistossomose deixá-la paralítica aos 18 anos, ela estudava e tinha uma vida normal. A doença geralmente aparece quando o verme Schistosoma, que se espalha em fontes de água não-tratada por causa de caramujos, entra dentro do organismo.

Ao perder o movimento das pernas, a jovem passou a enfrentar dificuldades em fazer o tratamento da doença pelo SUS. Uma ressonância feita em 2017 confirmou que o verme estava vivo dentro da coluna dela, mas uma nova ressonância pedida com urgência pelo médico em 2018, ela não conseguiu fazer até agora.

“Não sei se vou conseguir voltar a andar. O médico que me atendia me abandonou, disse que não pode fazer nada sem o exame e há dois anos estou na fila de espera”, relata.

Para se deslocar dentro de casa, conta com uma cadeira de rodas obtida por meio de doação e, apesar de contar com o marido nos afazeres domésticos e cuidados pessoais, ela continua fazendo algumas tarefas, mesmo com dificuldade. Uma delas é lavar roupa. Como é possível ver no vídeo, ela coloca as roupas dentro de uma bacia sobre as pernas para esfregar. Por isso, além da ajuda com alimentos, um tanquinho também seria de grande ajuda para a jovem.

“O esforço que eu faço lavando roupa provoca muitas dores, às vezes chego a parar no hospital de tanta dor. Lá eles me dão remédio e brigam comigo para eu não fazer esforço”, afirma.

Para ajudar Maria Adriele pode entrar em contato diretamente com ela no telefone 99998-3769 ou ainda no endereço dela, na Rua São Bernardo, 76, centro de São Sebastião. Ela afirmou que até o final da tarde de segunda (13), a residência estará fechada, quando ela volta da casa da irmã, que mora na zona rural.