Política

Defensor público é acusado de usar o cargo para favorecer grupo político de Tanque D’arca

Ex-prefeito divulgou áudios com informações privilegiadas

Por Berg Morais 11/07/2020 07h07
Defensor público é acusado de usar o cargo para favorecer grupo político de Tanque D’arca
Município de Tanque D’arca - Foto: Reprodução

O prefeito de Tanque D’arca, Will Valença, ingressou com um processo administrativo na Corregedoria Geral da Defensoria Pública Estadual contra o Defensor Público Marcos Antônio Silva Ferreira. Ele é acusado de usar o cargo para favorecer determinado grupo político do município. 

No documento, o gestor municipal pede que a corregedoria apure possíveis infrações disciplinares contra Marcos Antônio, sob a justificativa de que o seu “comportamento tem colocado em xeque a isenção com que atua essa Defensoria”. 

Segundo o denunciante, o Defensor Público estaria passando informações privilegiadas para o ex-prefeito Roney Tadeu Valença, que representa o grupo que faz oposição a gestão municipal, e tem a esposa como pré-candidata à Prefeitura. 

Roney Valença divulgou em sua rede social vídeos que destacam um áudio, supostamente do Defensor Público Marcos Antônio, informando que ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura. 

“Onde o opositor afirma categoricamente que estar em parceria e/ou conluio ao defensor para obter êxito e bônus em algo que o município já estava em vias de fazer e distribuir”, diz outro trecho do documento que se refere a distribuição de merenda escolar. 

Will Valença diz, ainda, que o Defensor Público Marcos Antônio agiu de forma política para beneficiar o grupo de oposição a atual gestão municipal. “Aparece como parceiro do candidato, inclusive com áudios pessoais e diretos a pessoa deste, demonstrando a finalidade exclusivamente política, reforçando atitude antiética do Defensor”.

Por fim, o prefeito solicitou, além da instauração de procedimento administrativo disciplinar, que o Defensor Marcos Antônio fique impedido de atuar em causas contra o município de Tanque D’arca. 

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Defensoria Pública Estadual, mas, até o fechamento da matéria, não obteve retorno.