Política

Edmar Santos: MP prende ex-secretário de Saúde do RJ

O ex-secretário é acusado de integrar uma organização criminosa

Por CNN Brasil 10/07/2020 08h08
Edmar Santos: MP prende ex-secretário de Saúde do RJ
Edmar Santos: MP prende ex-secretário de Saúde do RJ - Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (10) no bairro de Itaipava, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Segundo informações do Ministério Público do RJ, ele é acusado de integrar uma organização criminosa que fraudou contratos de compra de respiradores pulmonares, em caráter emergencial, para o atendimento de pacientes com a Covid-19, em meio à pandemia da doença no estado.

Agentes do MPRJ estão em um dos imóveis de Santos no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense. Ainda não há informações sobre mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no local. 

A ação desta sexta é um novo desdobramento da Operação Mercadores do Caos, que também cumpre mandados de busca e apreensão na outra casa de Edmar Santos em Itaipava, onde ele foi preso.

O MPRJ obteve autorização na Justiça para acessar e extrair o conteúdo armazenado nos materiais apreendidos, como celulares, computadores e pen drives, além de registros de conversas telefônicas e/ou virtuais.

A Justiça autorizou o arresto de bens e valores de Edmar no valor de R$ 36,9 milhões, equivalente aos recursos públicos desviados em três contratos fraudados para a aquisição dos equipamentos médicos.

Santos foi exonerado do cargo em maio pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), após a pasta ser um dos alvos de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público que investigava suspeita de corrupção em contratos. Hoje, ele ocupa a função de secretário extraordinário de Acompanhamento da Covid-19.

Até o momento, ao menos três operações no Rio de Janeiro apuraram desvios em contratos durante a pandemia do novo coronavírus. Mais de 11 mil pessoas morreram por causa da doença no estado.