Arapiraca

Diocese de Penedo vive expectativa do anúncio do novo Bispo e retorno dos fíéis as igrejas

O Administrador da Diocese de Penedo, padre Daniel Nascimento dos Santos, falou ao portal 7segundos sobre as questões

Por 7segundos 08/07/2020 16h04
Diocese de Penedo vive expectativa do anúncio do novo Bispo e retorno dos fíéis as igrejas
Padre Daniel Nascimento - Foto: Diário Penedense

O Administrador da Diocese de Penedo, padre Daniel Nascimento dos Santos, falou ao portal 7segundos sobre o distanciamento social e a possibilidade do retorno dos fiéis as celebrações. “Claro que a gente tem sentado, conversado e avaliado sobre as circunstâncias atuais. Mas a Igreja, desde o início, tem procurado colaborar com as autoridades e buscado somar forças mesmo, em razão dessa questão do coronavírus, no sentido de prevenir e preservar a vida das pessoas,” declarou. Ele comentou também sobre da expectativa quanto a nomeação do novo Bispo, que irá suceder Dom Valério Breda, que faleceu no dia 16 de junho aos 75 anos.

Ainda sobre a questão do distanciamento social e um possível retorno dos fiéis as Igrejas, Padre Daniel afirmou que depende de uma posição do Estado, para que a Diocese possa tomar suas decisões. “Há uma perspectiva de, na próxima semana, existir uma flexibilização. E, se assim acontecer, significa dizer que a gente pode também dar passos aqui no sentido que as pessoas possam voltar a participar das liturgias”, avaliou.

O novo Bispo

De acordo com o administrador diocesano, a Igreja está realizando o processo de escolha do novo Bispo e existem poucas informações. Conforme o padre Daniel Nascimento, “a Igreja tem um processo que é muito discreto, pra não dizer sigiloso, que é de consulta, até chegar a nomeação de um candidato,” explicou.

Sobre a expectativa, Padre Daniel Nascimento disse acreditar que não vai demorar muito e lembrou que Dom Valério Breda já havia concluindo o seu período. “O processo( de escolha), em si, já havia começado lá atrás. E a gente espera que, o mais breve possível, se tenha um novo Bispo. Por enquanto a gente continua por aqui, tentando manter a ordem das coisas, administrando e acompanhando tudo aquilo que diz respeito a diocese de penedo”.