Serviços

Hemoal de Arapiraca está com estoque baixo de sangue e precisa de doadores

Segundo diretora, pandemia derrubou procura por doações

Por 7Segundos 08/07/2020 13h01
Hemoal de Arapiraca está com estoque baixo de sangue e precisa de doadores
Hemocentro de Arapiraca está precisando de doações de sangue - Foto: divulgação

O Hemoal de Arapiraca, que abastece todas as unidades hospitalares do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco está com estoque baixíssimo de sangue de todos os tipos, em decorrência da pandemia. Até mesmo o tipo “O+”, o mais comum, o hemocentro dispõe de pouca quantidade.

“Desde o início da pandemia, a quantidade de doações caiu drasticamente, não só em Arapiraca e em Maceió, mas no país como um todo. Isso tem ocorrido devido a falta de informação, devido o receio de contaminação pelo coronavírus, mas nós adotamos todas as medidas necessárias para manter o distanciamento social e garantir a segurança dos doadores”, afirmou a diretora do Hemoal Arapiraca, Rosilene de Oliveira.

Segundo ela, para evitar aglomeração, o Hemoal de Arapiraca instalou uma tenda do lado de fora e orientou funcionários a organizarem cadeiras com distanciamento, caso surja um número grande de doadores no mesmo horário, mas até agora isso não foi necessário devido a pouca demanda de doadores. “A procura tem sido tão pequena que estamos conseguindo acomodar todos dentro do Hemoal, com segurança”, declarou. 

Outra medida de segurança adotada é a aferição da temperatura dos doadores assim que eles chegam ao local.

A pandemia levou a uma redução na quantidade de cirurgias eletivas - não-emergenciais - realizadas nas unidades hospitalares, mas mesmo assim o hemocentro precisa garantir um estoque para situações de emergência. “A quantidade de bolsas de sangue em estoque é sempre uma preocupação. Mesmo neste período, temos um cardiologista que todas as semanas faz cirurgias e precisamos atender a demanda dele”, declarou. Em casos assim, de acordo com ela, familiares dos pacientes costumam fazer campanha e para atender a demanda, mas não é suficiente para fazer a recomposição do estoque.

Doação de sangue e Covid-19

Além de aferir a temperatura dos doadores logo ao chegar no hemocentro, na entrevista eles também são indagados se já tiveram a Covid-19. “As pessoas que já tiveram a doença podem doar sangue sem problemas. Não há risco para ela e nem para a pessoa que vai receber o sangue. A gente só pede que quem ficou doente espere 30 dias para poder fazer a doação”, explicou.

Com a pandemia, o ônibus de coleta itinerante precisou suspender as atividades, mas o programa “carona solidária”, que vai buscar os doadores em casa continua funcionando.

“É só marcar o dia e o horário que a gente vai buscar o doador na casa dele e depois leva de volta. Facilita para quem quer doar e não tem como se deslocar. A gente só pede que a pessoa busque, com outros moradores da casa ou com vizinhos, outros doadores para aproveitarem a carona solidária”, ressaltou.

Quem quiser saber mais sobre a carona solidária e sobre doação de sangue, pode entrar em contato com o Hemoal Arapiraca por meio dos telefones: (82) 3539-8285 ou 98884-6017.