Saúde

Equipes do HEA participam de curso de ventilação mecânica na Covid-19

O curso foi realizado com a intenção de auxiliar na atualização do conhecimento

Por 7Segundos 08/07/2020 10h10
Equipes do HEA participam de curso de ventilação mecânica na Covid-19
Equipes do HEA participam de curso de ventilação mecânica na Covid-19 - Foto: Assessoria

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que fazem parte das equipes do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, no atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, estão participando, nesta quarta-feira (8), de curso de aperfeiçoamento de ventilação mecânica.

O professor e fisioterapeuta Ângelo Roncalli ministra o curso presencial, com o apoio da direção do HE do Agreste, para atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde em relação às estratégias no tratamento da doença. Desde a abertura dos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o atendimento a pacientes com a Covid-19, o hospital vem promovendo treinamentos periódicos de atualização profissional para os servidores.

 

Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o HE do Agreste dispõe, atualmente, de 66 leitos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Desse total, 16 são de UTI e mais 50 leitos clínicos para o tratamento de pacientes infectados pelo vírus.

Atualizações – Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde, estão realizando treinamentos específicos diários.

Entre os cursos realizados pelos profissionais de saúde e servidores do hospital, por meio do NEP, além dos treinamentos sobre ventilação mecânica, os profissionais de saúde também trocam conhecimentos nas áreas de oxigenoterapia, paramentação e desparamentação para evitar a contaminação na retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como, treinamentos na área da biossegurança e gerenciamento do estresse.